No mesmo dia que a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que vai apertar as medidas de isolamento social no RN (sem dizer quais), o governador do Ceará, Camilo Santana (também do PT) e o prefeito da capital, Sarto Nogueira (PDT) anunciaram o fechamento de atividades não essenciais em Fortaleza, o que incluiria a proibição de funcionamento do comércio. Outros municípios com situação mais grave causada pela Covid-19 receberam recomendação de adotar medidas similares.
A decisão vale por 14 dias, a partir desta sexta-feira (5). "A única forma que nós temos hoje de evitar esse crescimento, de proteger a vida dos cearenses, sei que não é uma decisão fácil, mas vamos anunciar que estamos fazendo o isolamento social rígido aqui na capital cearense a partir de sexta-feira, de meia-noite de quinta pra sexta, por 14 dias. Duas semanas, que é o ciclo que a gente consegue reverter o ciclo", comentou o governador.
O governador comentou que o decreto detalhando as novas medidas deve ser publicado nesta quinta-feira (4). "Diante da gravidade da pandemia, que chega a um dos momentos mais críticos, anunciamos medidas ainda mais rigorosas de isolamento social para as próximas duas semanas (5/3 a 18/3), com um novo Decreto de Isolamento Social Rígido em Fortaleza, e recomendação para os municípios com situação mais grave, quando funcionarão apenas atividades econômicas consideradas essenciais", publicou Camilo.