Um paciente com suspeita de infecção pela variante indiana da Covid-19 — a cepa identificada como B.1.617 morreu nesta quarta-feira (2).
A informação foi confirmada pela Secretaria estadual de Saúde Pública (Sesap). A vítima era um homem adulto, de 29 anos, e estava internado em um hospital no interior do RN.
Segundo a Sesap, o homem tem histórico de viagem ao estado do Maranhão. Ele teve teste RT-PCR confirmado para Covid-19, foi hospitalizado e estava internado em isolamento em terapia intensiva, instável e com suporte ventilatório. A doença evoluiu rápido e o homem faleceu na segunda-feira (31).
Caso seja confirmada clinicamente, esta será a primeira morte envolvendo a nova variante indiana no Brasil.
O potiguar teve contato com um dos casos confirmados de contágio pela cepa indiana durante viagem aérea. Ele teve confirmação de contágio pela Covid-19, mas resta ainda saber qual a variante o infectou.
O primeiro caso suspeito no Rio Grande do Norte foi registrado na segunda-feira (31). Um potiguar teve contato com um caso confirmado da doença no Maranhão. Neste caso, também um homem, o paciente está cumprindo isolamento domiciliar e não apresenta sintomas graves da doença.
A Sesap continua seguindo as orientações do Ministério da Saúde, neste momento monitora 2 pessoas procedente de voos internacionais, que devem ficar em isolamento domiciliar por 15 após o desembarque em solo brasileiro.
Outros casos suspeitos
A Sesap também monitora um passageiro de voo com caso confirmado para variante indiana. O voo em análise é o Guarulhos-Rio de janeiro. Durante a investigação, foi verificado que o paciente tem uma linha de celular com o código de área do Rio Grande do Norte, mas que se encontrava no Rio de Janeiro desde o desembarque do voo em que teve contato com o caso confirmado, sendo repassado o monitoramento para a vigilância do outro estado.
Com informações do Novo Notícias