Uma possível manobra em andamento dentro da Polícia Militar pode atrapalhar a projeção de carreira de muitos que desejam ascender na carreira, principalmente de coronel.
Segundo informado ao blog, os coronéis da PM são contra a alternância de poder. Ou seja, contrários à evolução da própria Corporação e a preocupação é apenas com o bem-estar próprio.
Há relatos dentro do Comando-Geral que um grupo de cinco coronéis, que já se aproximam de 40 anos de serviço, estão se articulando para pedir liminar ao poder judiciário com objetivo de permanecerem na ativa enquanto puderem.
Ainda de acordo com informações compartilhadas com o blog, um deles está cedido ao Tribunal de Justiça e é apontado como principal articulador para a permanência.
O caminho natural é procurar o judiciário para uma liminar.
Esses coronéis irão alegar que são jovens ainda e que, portanto, ainda podem contribuir muito com a Polícia Militar e a segurança pública.
E caso consigam avançar com essa liminar, e permanecendo na ativa, impedem toda uma geração de novos oficiais alcançarem os postos de comando.
O mais interessante é que o comando da Polícia Militar e a cúpula da Secretaria de Segurança estariam apoiando essa atitude dos oficiais. Isso tem causado problema com todos os oficiais, principalmente com os tenente-coronéis.
Lembrou muito uma frase do filme Tropa de Elite: "o sistema entrega a mão para salvar o braço".