Professores, Técnicos e Estudantes rejeitam criação do curso de Arquitetura no campus da UFERSA em Mossoró

29/10/2022 às 12:30


Na 9ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFERSA, ocorrida no último dia 25 de outubro de 2022, a Reitora da Instituição, Profa. Ludimilla de Oliveira, solicitou a inclusão na pauta da deliberação sobre a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo no Campus Mossoró.

A Reitora conseguiu, junto ao Ministério da Educação, a pactuação prévia para código de vagas para professores do Curso. Assim, caso fosse aprovado, o curso já poderia estar inserido no Enem do próximo ano. 

Contudo, professores, técnicos-administrativos e alunos, membros do CONSUNI, rejeitaram a proposta de criação, não deixando sequer que a proposta fosse incluída na pauta.

Os membros do CONSUNI, votando contra o curso, impediram assim a Universidade de avançar na acessibilidade de centenas de jovens ao ensino superior, de forma gratuita, e mais grave ainda, seria a única universidade pública que oferecia este curso na cidade. O Curso de Arquitetura só é oferecido em Mossoró em Universidade privada.

Frise-se ainda que o projeto do curso já havia sido aprovado no departamento para onde seria alocado, no Centro de Engenharias, no Comitê de Graduação, e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), todos estes órgãos colegiados.  O Consuni era a última instância.

Ressalte-se também, que na reunião anterior do CONSUNI, os membros aprovaram a criação do Curso de Psicologia, sendo que essa aprovação se deu sem nenhum tipo de pactuação, garantia de código de vagas para professores e técnicos, ou mesmo garantia de que a Universidade ganharia recursos para criação de novos laboratórios. Só que este curso foi proposto ainda na gestão passada, do ex Reitor José de Arimatea Matos, que possuía fortes ligações com o Partido dos Trabalhadores, e assim, foi aprovado pelo Conselho sem problemas.

A proposta da criação do curso de Arquitetura e Urbanismo no campus Mossoró foi uma iniciativa da Reitora Ludimilla de Oliveira, que foi nomeada pessoalmente pelo Presidente Bolsonaro em Mossoró, e tem livre trânsito no Ministério da Educação. Contudo, os membros do CONSUNI que votaram contra, são em parte da gestão do ex Reitor José de Arimatea, e alguns se declaram abertamente de esquerda, apoiando o candidato LULA para Presidente.

Entre os membros que votaram contra, estão: a estudante Ana Flávia Lira, coordenadora do Diretório Central de Estudantes da UFERSA, a estudante Maria Vitória Bezerra, representante discente e que é aluna do curso de Arquitetura em Pau dos Ferros, a técnica administrativa Maria Kaliane, que é Presidente do Sindicato dos Técnicos da UFERSA, o Prof. Rodrigo Codes, ex Pró-Reitor de Graduação e candidato a Reitor na última consulta, Prof. José Domingues Fontenele, ex reitor, Prof. Francisco Edcarlos Leite, candidato a vice-reitor na última consulta, prof. José de Alexandre Oliveira, ex Pró-Reitor de Gestão de Pessoas.

A reunião do CONSUNI foi transmitida publicamente, no canal oficial da UFERSA no Youtube, e o vídeo encontra-se disponível na plataforma.

0 resposta para “Professores, Técnicos e Estudantes rejeitam criação do curso de Arquitetura no campus da UFERSA em Mossoró”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
banners_footer Mais cabelo Março 2024 Mais cabelo Março 2024