Rosas di Maria 2
politica

Professores, Técnicos e Estudantes rejeitam criação do curso de Arquitetura no campus da UFERSA em Mossoró

Na 9ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFERSA, ocorrida no último dia 25 de outubro de 2022, a Reitora da Instituição, Profa. Ludimilla de Oliveira, solicitou a inclusão na pauta da deliberação sobre a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo no Campus Mossoró.

A Reitora conseguiu, junto ao Ministério da Educação, a pactuação prévia para código de vagas para professores do Curso. Assim, caso fosse aprovado, o curso já poderia estar inserido no Enem do próximo ano. 

Contudo, professores, técnicos-administrativos e alunos, membros do CONSUNI, rejeitaram a proposta de criação, não deixando sequer que a proposta fosse incluída na pauta.

Os membros do CONSUNI, votando contra o curso, impediram assim a Universidade de avançar na acessibilidade de centenas de jovens ao ensino superior, de forma gratuita, e mais grave ainda, seria a única universidade pública que oferecia este curso na cidade. O Curso de Arquitetura só é oferecido em Mossoró em Universidade privada.

Frise-se ainda que o projeto do curso já havia sido aprovado no departamento para onde seria alocado, no Centro de Engenharias, no Comitê de Graduação, e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), todos estes órgãos colegiados.  O Consuni era a última instância.

Ressalte-se também, que na reunião anterior do CONSUNI, os membros aprovaram a criação do Curso de Psicologia, sendo que essa aprovação se deu sem nenhum tipo de pactuação, garantia de código de vagas para professores e técnicos, ou mesmo garantia de que a Universidade ganharia recursos para criação de novos laboratórios. Só que este curso foi proposto ainda na gestão passada, do ex Reitor José de Arimatea Matos, que possuía fortes ligações com o Partido dos Trabalhadores, e assim, foi aprovado pelo Conselho sem problemas.

A proposta da criação do curso de Arquitetura e Urbanismo no campus Mossoró foi uma iniciativa da Reitora Ludimilla de Oliveira, que foi nomeada pessoalmente pelo Presidente Bolsonaro em Mossoró, e tem livre trânsito no Ministério da Educação. Contudo, os membros do CONSUNI que votaram contra, são em parte da gestão do ex Reitor José de Arimatea, e alguns se declaram abertamente de esquerda, apoiando o candidato LULA para Presidente.

Entre os membros que votaram contra, estão: a estudante Ana Flávia Lira, coordenadora do Diretório Central de Estudantes da UFERSA, a estudante Maria Vitória Bezerra, representante discente e que é aluna do curso de Arquitetura em Pau dos Ferros, a técnica administrativa Maria Kaliane, que é Presidente do Sindicato dos Técnicos da UFERSA, o Prof. Rodrigo Codes, ex Pró-Reitor de Graduação e candidato a Reitor na última consulta, Prof. José Domingues Fontenele, ex reitor, Prof. Francisco Edcarlos Leite, candidato a vice-reitor na última consulta, prof. José de Alexandre Oliveira, ex Pró-Reitor de Gestão de Pessoas.

A reunião do CONSUNI foi transmitida publicamente, no canal oficial da UFERSA no Youtube, e o vídeo encontra-se disponível na plataforma.

cuidare_certo_mobile-01_1.gif Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg oorathoria_mobile-1_1.gif BANNER_MOBILE_SITE_RN_400x400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Professores, Técnicos e Estudantes rejeitam criação do curso de Arquitetura no campus da UFERSA em Mossoró"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Decadência: Condomínio dos “novos ricos” enfrenta crise administrativa

  2. 2

    Compatriota de Trump é eleito Papa

  3. 3

    Mudança no comportamento de Cadú

  4. 4

    Ex-vereador Adenúbio Melo é condenado a 18 anos de reclusão por desvio na Câmara

  5. 5

    [VIDEO] Operação em shopping da zona Sul: Casal preso é suspeito de fraudes milionárias

FACEX BANNER MOBILE