O contrato da Coopanest com a Unimed acaba segunda-feira, dia 8. Na terça, os anestesistas não farão cirurgia pelo convênio, milhares de pessoas vão sofrer sem assistência para cirurgias. Isso tudo por causa da intransigência da diretoria da Unimed.
Desde de fevereiro, a Coopanest tenta um acordo para renovação do contrato com a Unimed, porém o plano tem tido uma postura radical com os profissionais.
A Unimed Natal tem deixado usuários sofrendo, o clima de conflito com as clínicas é enorme, colocou o pro rata se 25% para os médicos, descredenciou hospitais, piorou o atendimento em seu hospital, tem levado angústia para milhares de usuários.
É hora do Ministério Público tomar providências para assegurar o direito dos usuários. A Unimed Natal adotou uma política de atropelar todo mundo.
Foram mais de 6 propostas de reajuste encaminhadas sem sucesso da Coopanest. Várias tentativas, inclusive de não aplicar reajuste em 2022, começando em 2023 de forma escalonada.
Ontem à noite, a Unimed chegou com uma proposta de 3% de reajuste para abril de 2023. Não foi aceito, visto a inflação nos últimos anos.
Os hospitais acabam de ser comunicados do encerramento do contrato. Não é suspensão, simplesmente a Unimed não renovou abandonando seus usuários.
E agora? Já já chega uma nota da Unimed dizendo que trabalha para melhorar, uma espécie de me engana que eu gosto e assim os usuários só perdem.
Nota da Coopanest:
A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado do Rio Grande do Norte (COOPANEST – RN), neste ato representada por seu Diretor Presidente, o Senhor Vinicius Fernando da Luz, vem, através do presente expediente, comunicar que, apesar das incontáveis tentativas de negociação contratual propostas por essa Cooperativa à Unimed Natal, desde o mês de fevereiro do corrente ano, a fim de que fosse atendido o que determina a Resolução Normativa n.o 503, de 30 de março de 2022, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as Partes não alcançaram um acordo, razão por que os serviços prestados pela COOPANEST – RN serão descontinuados a partir do dia 9 de agosto de 2022, conforme já noticiado ao Convênio,
em 24 de junho de 2022.
Sendo tudo para o momento, renovamos nossos préstimos de estima e consideração, ao passo que nos colocamos à disposição para eventuais
esclarecimentos.
Atenciosamente,