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Treta nas TVs do RN: O Kantar Ibope coloca ordem na casa

Tenho até dificuldade de falar do assunto porque gosto muito da TV Tropical, casa que já trabalhei e tenho carinho enorme. Mas assim, saiu uma pesquisa de Kantar Ibope feita apenas em Natal. Na hora de divulgar os números, como a TV Tropical tem uma abrangência maior na emissão de imagens  que outras TVs, colocou uma proporção como o percentual de Natal passando para o estado, devido a quantidade de municípios que a emissora atinge. Assim os números inflaram e a divulgação foi errada. Ao ponto que o Kantar Ibope teve que soltar uma nota colocando a realidade, apesar de não citar nomes. 

O fato real que a TV Ponta Negra (empresa que já trabalhei também e nutro enorme respeito) é a vice-líder no horário principal local que foi medido, o de meio-dia. 

São duas emissoras muito queridas, o problema não é quem é segundo lugar, é quem continua a liderar, a InterPT Cabugi, mas é claro que é apenas pelo costume do telespectador por a Globo ainda continuar sendo líder. 

É tão fácil analisar pesquisas, não adianta muito querer inventar a roda, daí o erro da TV Tropical. A TV Ponta Negra tem que ter cuidado com a vice-liderança, é fato que a TV Tropical vem crescendo. 

Pense num texto chato de escrever porque gosto muito de todos os envolvidos. 


Comunicado ao mercado
 
São Paulo, 6 de julho de 2023.
Recentemente, a Kantar IBOPE Media divulgou ao mercado de Natal os dados da pesquisa de consumo de TV realizada apenas na capital do Rio Grande do Norte, considerando o período de 15/05/23 a 21/05/23.
Tomamos conhecimento de comunicações com o mercado que utilizam dados desta pesquisa, incluindo projeções de alcance. *Destacamos que o comparativo entre emissoras a partir do dado projetado não é permitido, pois a cobertura geográfica pode ser diferente.* A exemplo desta pesquisa, que foi realizada apenas na cidade de Natal.
A Kantar IBOPE Media incentiva os seus clientes a seguirem boas práticas de mercado, alinhadas às normas de divulgação da empresa. Qualquer dado utilizado pelo mercado, incluindo seus clientes, feito com base em materiais ou pesquisas produzidas pela Kantar IBOPE Media, devem conter a exata fonte de informação. A empresa disponibiliza de forma periódica uma série de análises, estudos e insights de mercado, realizados com base em diferentes soluções, fontes de informação e períodos. Por isso, citar a exata fonte das informações é crucial para a leitura correta das informações e para garantir a validação da Kantar IBOPE Media.
Destacamos que nossas pesquisas de TV permitem análises de diferentes índices (audiência1, alcance2, alcance acumulado3 e perfil de audiência4, entre outros) e com possibilidades distintas de análise, seja na perspectiva de programas, targets, dayparts ou dias da semana, que por conceito, são:
 
1 Média de indivíduos sintonizados a um canal, num determinado intervalo de tempo, programa ou faixa horária.
2 Quantidade de indivíduos diferentes sintonizados a um canal, daypart, programa ou faixa horária pelo menos por um minuto.
3 Quantidade de indivíduos diferentes alcançados por um canal, daypart, programa ou faixa horária num determinado período.
4 Composição demográfica, em %, da audiência de um canal, daypart, programa ou faixa horária.”
Por fim, é importante salientar que a Kantar IBOPE Media não é um órgão o regulador. Recomendamos que, caso seja necessária uma ação regulatória, o CONAR ou outros órgãos regulatórios sejam acionados.
Caso você seja impactado por alguma publicação de dados da Kantar IBOPE Media feita por emissoras clientes do estudo e tenha dúvida em relação à leitura e veracidade das informações, nos colocamos à disposição para esclarecimentos pelo e-mail: [email protected]
 
Permanecemos disponíveis para qualquer dúvida ou esclarecimento,
 
Atenciosamente,
 
Kantar IBOPE Media

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