No município, o Centro de Referência em Luto (CRLuto), serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, atende demandas de perdas por morte, sobretudo pessoas enlutadas que estão vivenciando perdas com fatores de risco para adoecimento psíquico e Transtorno de Luto Prolongado. O CRLuto é sediado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Candelária, localizada na Rua Barão de Açu, e funciona por demanda espontânea, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

O luto é um processo de reação, emocional, física, cognitiva e espiritual, à perda de um vínculo significativo, assim como um processo de reconstrução de sentido e significado para uma vida sem o que foi perdido. São muitas as reações possíveis, sendo a tristeza a mais facilmente identificada, mas não é a única que expressa as dores que envolvem a perda, pois é uma vivência permeada por muitos fatores que influenciam na forma como esse processo acontece para cada pessoa. Atuando desde 2022, o CRLuto atua de forma direta com ações de cuidado especializado a demandas de perda por morte, oferecendo acolhimento e acompanhamento psicológico como importantes fatores de prevenção de agravos.

Todos vivenciam perdas em alguns momentos da vida, sejam de separações, mudanças, adoecimentos ou morte, por exemplo; algumas esperadas, outras abruptas, e por vezes violentas. O processo de pedir ajuda é importante se o enlutado sente dificuldade em atravessar essa experiência sozinho, ou se a intensidade das reações o impeçam de ir retomando as atividades de vida, ou causando danos físicos, emocionais e sociais.

Segundo Millena Câmara, psicóloga idealizadora e responsável pelo CRLuto, é importante entender que o luto é um processo natural e necessário, de reação ao rompimento de vínculo e adaptação às mudanças decorrentes da perda. "Quando o enlutado está com dificuldades para lidar com essa vivência ou com reações muito intensas que comprometem sua vida, o acompanhamento psicológico é voltado a cuidar do indivíduo em seu sofrimento, buscando prevenir comprometimentos que o levam a adoecer física ou psiquicamente", diz.

O Centro de Referência em Luto (CRLuto) funciona em parceria com o Ministério Público do estado, por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NUAVV), tendo como enfoque o cuidado à saúde mental de enlutados que passam por perdas potencialmente traumáticas que desencadeiam riscos para si e para terceiros. As orientações e intervenções do centro são referência no município por priorizar, como forma de atenção primária à saúde, perdas violentas como a de homicídio, suicídio, luto parental e perinatal, e auxiliar as secretarias a lidar com crises e emergências ligadas à perda e luto.