O Prêmio UOL Carros 2024 na categoria 'Melhor Híbrido' reúne aqueles carros que passam longe do posto de gasolina. Seja leve, pleno ou plug-in, os finalistas trabalham em prol de um só objetivo: eficiência.
A categoria contou com uma disputa entre os chineses BYD e GWM contra os japoneses Honda e Toyota, com a Fiat correndo por fora com sua recém-lançada tecnologia híbrida leve flex.
O resultado foi uma competição extremamente equilibrada e decidida por apenas três pontos. E quem se deu melhor foi a GWM, que levou mais uma vez o troféu com o aclamado Haval H6 - que este ano ganhou a adição de uma versão mais barata na gama e que também pode ser recarregada na tomada.
"O Haval é o carro-chefe da GWM e, para nós, receber o prêmio após um ano e meio de trabalho, de vendas desse veículo, é muito importante. Vamos trabalhar muito para no ano que vem podermos repetir essa vitória", diz Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais e governamentais da GWM.
Menção honrosa para o segundo colocado: um dos diversos lançamentos da BYD em 2024, o Song Pro é um SUV plug-in híbrido que promete rodar 1.110 km com um tanque de gasolina.
Depois de um hiato de dois anos, a Honda trouxe de volta o CR-V. Agora o SUV grande é híbrido e tem o mesmo trem de força do sedã Accord, podendo fazer mais de 14 km/l de consumo.
O mais recente da turma é Pulse T200 Hybrid, único candidato híbrido leve e que vai dar o pontapé nos carros eletrificados da Stellantis.
GWM Haval H6
Um dos SUVs híbridos mais vendidos do Brasil, o GWM Haval H6 teve uma novidade na gama em 2024. O modelo ganhou uma nova versão de entrada plug-in, chamada PHEV19, com bateria menor (19 kWh), e menos potência e torque (326 cv e 54 kgfm).
A autonomia no modo elétrico é de 74 km. O motor 1.5 turbo a combustão trabalha com outro elétrico. Preço? R$ 241.000
Esta nova opção fica abaixo da PHEV34 que, como está no nome, tem 34 kWh de bateria, 393 cv, 77,7 kgfm e pode rodar 113 km. O valor fica em R$ 283.000. O portfólio do Haval H6 ainda tem uma opção híbrida plena (HEV), a mais barata da linha, que tem 243 cv e custa R$ 216.000.
Já a topo da gama é ocupado pelo Haval GT, que tem o mesmo conjunto da versão PHEV34, mas vem na carroceria de SUV Cupê e não sai por menos de R$ 321.000.
UOL Carros