Rosas di Maria 2
Globo e mais canais da TV aberta veem audiência despencar em 4 anos
cidades

Globo e mais canais da TV aberta veem audiência despencar em 4 anos

Há duas décadas, chegar em casa e sentar em frente à TV era praticamente um ritual para as famílias brasileiras. Com a propagação dos streamings e do acesso on-line a notícias e entretenimento, o eletrodoméstico caiu em desuso, e os canais registram números mais baixos a cada ano, sobretudo após a pandemia de Covid-19.


Dados do Kantar Ibope indicam que, em junho de 2020, por exemplo, a TV Globo registrou 12,33 pontos — 14,48% mais do que no mesmo período deste ano, cuja audiência foi de 10,77 pontos. Caso semelhante aconteceu com outras emissoras: o SBT, que em 2020 havia marcado 4,35, caiu para 2,43 pontos, quatro anos depois.


A Record TV passou de 4,35 pontos para 3,34; a Band, de 1,30 para 0,84 – índice que já pode ser considerado “traço”. O jargão da TV faz referência a números extremamente baixos, característicos de canais que não têm grande visibilidade.


A Rede TV já apresentava traço de audiência em 2020, com 0,55, e registrou queda superior a 50%, indo para 0,24 ponto.


Nem tão fantástico
Outro indicativo de que a televisão está ficando obsoleta é o desempenho da programação. O Fantástico, que é uma das principais âncoras da TV Globo, registrou recorde negativo no dia 7 de julho, primeiro domingo deste mês.


Números da Kantar Ibope divulgados pelo Notícias da TV apontam que o jornalístico ficou com média de 14,4 pontos na Grande São Paulo, 2,1 pontos abaixo da semana anterior.


O registro é o menor de 2024 e o terceiro pior dos últimos quatro anos. Ficou à frente apenas das edições dos dois últimos domingos do ano passado, que foram ao ar em 24 e 31 de dezembro — dias tradicionalmente ruins no quesito audiência.


Internet é a nova TV
Dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que quase metade dos clientes abandonou a TV por assinatura nos últimos 10 anos. Desde 2014, quando atingiu o ápice, com 19,6 milhões de assinantes, o serviço só perde clientes. De lá para cá, a queda foi de quase 50%, ao totalizar 9,5 milhões consumidores a menos na década.


A cifra atual, registrada em fevereiro de 2024, é a mais baixa em 14 anos de medição, segundo os dados da própria Anatel. O quantitativo se aproxima do mais baixo do período, registrado em 2010, quando o serviço contava com 9,6 milhões de assinantes.


Enquanto isso, o principal concorrente tem conquistado expressivo crescimento. A Kantar Ibope revelou que, em fevereiro de 2024, o consumo de vídeos sob demanda representou 30,7% do mercado brasileiro. Os números mostram que o streaming já supera a TV por assinatura, que representa 8,1% da fatia de mercado.


De acordo com os dados mais atuais no Brasil, coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, cerca de 43,4% (ou 31,1 milhões) de lares brasileiros possuem, ao menos, um serviço de streaming por assinatura.


Metrópoles

cuidare_certo_mobile-01_1.gif Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg oorathoria_mobile-1_1.gif BANNER_MOBILE_SITE_RN_400x400.png 96 - FM - depois do post

5 comentários para "Globo e mais canais da TV aberta veem audiência despencar em 4 anos"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VÍDEO] Babão de Fátima cai igual aprovação dela no governo

  2. 2

    [VÍDEO] PRF faz recolhimento de mercadorias em shopping de Natal

  3. 3

    Depois de tentar matar cinco pessoas, sendo três crianças, Ivênio Hermes reaparece com cabelo e correndo como PCD

  4. 4

    [VIDEO] RN Mais Seguro será destaque no Fantástico, neste domingo, com o caso João Dias

  5. 5

    Alvo de CEI na Câmara, MLB invade loja do Assaí em Natal

FACEX BANNER MOBILE