Rosas di Maria 2
Local da queda de avião em área de condomínio em Vinhedo (SP) — Foto: Reprodução/Tv Globo
cidades

Acúmulo de gelo nas asas é linha forte de investigação para desvendar causas de acidente da VoePass

Apesar do tom cauteloso adotado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, sobre o acidente com voo ATR 72 da VoePass, em Vinhedo (SP), é linha forte de investigação para desvendar as causas da queda é a formação de gelo nas asas da aeronave, segundo militares. Isto causa distorção na aerodinâmica da asa, além de impor um excessivo aumento de peso, o que provoca a perda da sustentação e queda da aeronave, disse uma fonte.

 

O avião, contudo, tem sistemas que protegem as asas contra a formação de gelo, o que será investigado pelo Cenipa. A queda da aeronave nesta sexta-feira, que partiu de Cascavel, matou 61 pessoas.

 

A Voe Pass vai enviar ao órgão o histórico de inspeção continuada da aeronave, o que pode ajudar na investigação. O relatório do avião registrado no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é mais genérico e aponta apenas que a aeronave tem dez anos de uso e está em situação regular.

 

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), brigadeiro Marcelo Moreno, explicou que vários fatores serão levados em consideração na apuração da causa do acidente, com foco na prevenção. Ele citou, como exemplo, os gravadores de voz que podem captar o diálogo dos pilotos na cabine e de dados, que contém informações técnicas sobre a aeronave, como velocidade e altitude da aeronave.

 

O chefe da divisão de investigação e prevenção do Cenipa, coronel Carlos Henrique Baldin, disse que ainda é cedo para afirmar que a formação de gelo nas asas foi a causa. Ele afirmou que o avião tem plenas condições de lidar com a formação de gelo nas asas e que é "cedo" para afirmar se o acidente aéreo foi causado por isso.

 

— Essa aeronave é certificada para voar nessas condições. Ela tem dispositivos para eliminar [o gelo]. Ela é preparada para voar em condições severas de gelo, inclusive, em outros países — disse Baldin: — Cedo para afirmar qualquer coisa nesse sentido. Não temos como afirmar nesse momento se isso foi decisivo ou não para a ocorrência

 

Especialistas consultados pelo GLOBO indicaram a formação de gelo na asa e a falha no sistema de degelo como uma das hipóteses que culminaram com o acidente.

 

O Globo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Acúmulo de gelo nas asas é linha forte de investigação para desvendar causas de acidente da VoePass"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Natal: Arenga na igreja Santa Teresinha

  2. 2

    Policia Militar continua em guerra interna

  3. 3

    URGENTE: Tentativa de fuga em massa na Cadeia Pública de Mossoró

  4. 4

    [VIDEO] Pressão aumenta contra Governo: Neilton divulga vídeo em apoio aos PMs e Bombeiros no retorno das promoções

  5. 5

    Opinião do Estadão: Supremo bagunça as redes sociais

FACEX BANNER MOBILE