Rosas di Maria 2
Local da queda de avião em área de condomínio em Vinhedo (SP) — Foto: Reprodução/Tv Globo
cidades

Avião que caiu em SP estava em 'parafuso chato', condição perigosa para voo

O avião que caiu em Vinhedo (SP), matando 61 pessoas, estava em uma condição de risco chamada "parafuso chato".


O que aconteceu
Avião perdeu sustentação e desceu girando até impacto com solo, segundo três oficiais da FAB (Força Aérea Brasileira) ouvidos pelo UOL. Esta condição significa que o avião desce rodando na vertical.


Situação é perigosa. Para voar, é preciso que o ar que passa embaixo da asa seja mais veloz que o ar que passa sobre a asa. Ou seja, a aeronave precisa estar se deslocando para a frente (velocidade horizontal).


Estar em "parafuso chato" significa que houve perda de sustentação e a recuperação é complicada em baixa altitude. As investigações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vão dar mais detalhes. Não há prazo para a divulgação do relatório preliminar nem para publicação do relatório final.


Vários fatores podem causar o "parafuso chato". Os oficiais que conversaram com o UOL preferiram não fazer prognósticos justificando que estariam entrando no campo da especulação.


Até agora se sabe que a aeronave estava a 17 mil pés às 13h20. Passados dois minutos, o turbo-hélice perdera boa parte da altitude e ficara a 4.000 pés. O sinal de GPS foi interrompido na sequência.


O avião em questão era um ATR-72. Havia 57 passageiros e quatro tripulantes no voo que partiu de Cascavel (PR) e tinha Guarulhos (SP) como destino.


Foi o primeiro acidente com a companhia VoePass desde que a empresa se chamava Passaredo. Havia 17 anos que a aviação comercial não registrava um acidente com tantas vítimas.


Caixas-pretas recuperadas
O Cenipa revelou que as duas caixa-pretas foram encontradas. Os equipamentos serão levados para laboratórios do órgão para extração das informações.


O ATR-72 tinha dois tipos de caixa-preta. Uma registrava as comunicações dos pilotos e outra grava os dados da aeronave: velocidade, altitude etc.


Técnicos do Canadá e da França vêm ao Brasil para ajudar nas investigações. É protocolo na aviação que o fabricante da aeronave e de algumas peças ajudem no trabalho. Existe ainda a possibilidade de as caixas-pretas serem enviadas para o exterior se houver dificuldade de obter seus dados.


Boatos sobre gelo não confirmados
O Cenipa não confirmou nem negou que formações de gelo podem ter afetado o voo. O chefe do órgão, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, explicou que as informações meteorológicas estão sempre disponíveis aos pilotos durante o planejamento.


Segundo os investigadores, não é possível apontar se o gelo foi ou não fator contribuinte para o acidente. O Cenipa ressaltou que a aeronave estava certificada a voar em condição de gelo.


Foi acrescentado que há sistemas para evitar formação de gelo nas superfícies do avião. O modelo de avião que caiu, ATR-72, voa em países em países de maior incidência de gelo que o Brasil.


Pouso negado pelo controle aérea não foi confirmado pelo Cenipa. Segundo relatos em redes sociais, teria havido recusa em permitir a aterrissagem do avião em um aeroporto alternativo. O órgão não confirmou esta informação.


UOL

Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif BANNER_MOBILE_SITE_RN_400x400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Avião que caiu em SP estava em 'parafuso chato', condição perigosa para voo"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cirurgião dentista e professor da UFRN Fernando Maia Filho

  2. 2

    Pânico nos deputados estaduais do PT

  3. 3

    Os dois nomes que Bolsonaro faz questão de testar em todas as pesquisas contra Lula

  4. 4

    [VÍDEO] Dilma "dilmando" com o papa

  5. 5

    CNJ apura suspeita de que lista tríplice teve 'cartas marcadas'

FACEX BANNER MOBILE