Rosas di Maria 2
silvio almeida.jpeg
politica

A aposta do Planalto sobre o futuro de Silvio Almeida no STF

Ministros do Palácio do Planalto apostam que a investigação que apura as denúncias de abuso sexual envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida tramitará no STF.

Na quinta-feira (12/9), a Polícia Federal enviou ao Supremo um relatório com a apuração preliminar sobre as acusações contra o ex-ministro de Lula para que a Corte se posicione.

A PF quer que o STF avalie se investigação tramitará sob a supervisão da Corte ou se ela deve ser enviada para a primeira instância da Justiça, em razão de Almeida ser agora um ex-ministro.

No STF, o caso foi parar nas mãos do ministro André Mendonça, que foi sorteado como relator. Mendonça foi indicado ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Maioria no STF
Ministros do Planalto lembram que a Corte já tem maioria a favor da tese de que ministros, deputados e senadores devem responder no STF por crimes cometidos no cargo ou em razão dele.

De acordo com essa tese, o Supremo julgaria esses ex-ministros e ex-parlamentares mesmo que a investigação tenha sido aberta após eles deixarem a função que ocupavam até então.

A nova tese significa uma mudança em relação ao entendimento adotado pelo STF em 2018, quando a maioria dos ministros da Corte decidiu que o foro se aplica apenas a crimes cometidos no exercício do cargo.

Igor Gadelha - Metrópoles

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "A aposta do Planalto sobre o futuro de Silvio Almeida no STF"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Natal: Arenga na igreja Santa Teresinha

  2. 2

    Policia Militar continua em guerra interna

  3. 3

    URGENTE: Tentativa de fuga em massa na Cadeia Pública de Mossoró

  4. 4

    [VIDEO] Pressão aumenta contra Governo: Neilton divulga vídeo em apoio aos PMs e Bombeiros no retorno das promoções

  5. 5

    Opinião do Estadão: Supremo bagunça as redes sociais

FACEX BANNER MOBILE