Rosas di Maria 2
01JMG1B0SGENQAZFYP9D3C478T.jpg
cidades

Prefeitura de Natal recebe laudo que descarta presença de esgoto na água coletada em Ponta Negra

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) recebeu na última terça-feira (18) o resultado da análise microbiológica da água coletada, em 3 de fevereiro, próximo ao Morro do Careca, em Ponta Negra. O laudo confirma que não se trata de esgoto, mas de afloramento do lençol freático, naquele local.

A análise físico/química, realizada pelo Instituto Federal de Educação (IFRN), campus Natal/Central, apresentou de fato a ocorrência de nitrato, característico de oxidação de matéria orgânica há vários anos, tem odor característico, mas não tem presença de coliforme fecal, ou seja de esgoto, disse o supervisor geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.

Esse fenômeno de afloramento de lençol é explicado pelo geógrafo e fiscal ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi. Segundo ele, o litoral potiguar é formado pela junção de barreiras e dunas, que ficam sobrepostas. As dunas atuam como filtros naturais e quando as águas encontram a formação barreiras, que atuam como uma capa impermeável, ela começa a escorrer para o mar, foi o que ocorreu em Ponta Negra. “Comumente iremos observar esses afloramentos após períodos de chuvas intensas, como a que tivemos agora no final de janeiro", explica ele.

Segundo ele, essa água rica em matéria orgânica já decomposta e que são formadas por nitratos, como a própria análise laboratorial mostrou, gera um odor cítrico característico, muitas vezes, leva as pessoas a deduzir que se trata de um esgoto. “Mas na verdade é apenas água do lençol freático, aflorando na praia, portanto, não gera prejuízo à saúde pública”, afirmou Szilagyi.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Prefeitura de Natal recebe laudo que descarta presença de esgoto na água coletada em Ponta Negra"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png