O relator do Orçamento, senador Angelo Coronel (PSD-BA), disse nesta segunda-feira (17/3) que trabalha para que o parecer orçamentário fique pronto até terça-feira (18/3), mas que, por causa de prováveis alterações, não descarta a votação do projeto só na primeira semana de abril.
A notícia é do Metrópoles. “Estou trabalhando para ver se entrega de hoje [segunda] para amanhã [terça] o relatório. Hoje eu acho mais difícil. Para ver se vota na quinta ou na sexta. Se não conseguir entregar até amanhã, não teremos prazo, aí vai deixar mesmo para o início do mês”, disse o senador ao Metrópoles.
Entenda o atraso na votação do Orçamento de 2025
A peça orçamentária deveria ter sido aprovada até o fim do ano passado, mas a discussão foi adiada em meio a impasses como a aprovação do pacote de ajuste fiscal do governo e a solução sobre emendas parlamentares com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Sem a aprovação do Orçamento, o Executivo começou o ano usando a liberação mensal de 1/12 (um doze avos ou um duodécimo) do valor previsto para o custeio da máquina pública.
Com mais um atraso, o reajuste de servidores públicos e outros gastos do governo devem fechar mais um mês travados.
A proposta precisa ser aprovada primeiro na Comissão Mista do Orçamento (CMO) para depois ser votada pelo plenário do Congresso.
Coronel esteve no domingo (16/3) com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para alinhar o texto e a votação.
Depois do encontro, o relator disse que Gleisi não sinalizou que novos ofícios com pedidos de alteração na peça orçamentária chegariam ao Congresso nesta semana, mas que um ofício chegou nesta manhã e está sendo analisado pela consultoria.