Rosas di Maria 2
Brasil é o sexto país a alcançar 50 GW de energia solar
cidades

Contrato para energia solar em Parnamirim levanta suspeitas

 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) de Parnamirim contratou a empresa IPS Conseleste para a implantação e manutenção de usinas fotovoltaicas, com fornecimento de materiais e equipamentos voltados à iluminação pública do município.

O contrato firmado ultrapassa os R$ 15,9 milhões, e, apesar da importância da pauta energética e ambiental, o processo tem gerado estranheza e preocupação entre especialistas e a população.

Um dos primeiros pontos que chama atenção é o registro recente da empresa IPS Conseleste, formalizado em 16 de outubro de 2024, menos de seis meses antes da assinatura do contrato com a Prefeitura. 

Além disso, a empresa é ligada a um grupo empresarial já citado em pedidos de suspensão de licitações pelo TCE-MA, além de figurar em processos de fiscalizações e denúncias relacionadas a licitações públicas em outras regiões.

Outro fator levantado pela população é a celeridade incomum com que a licitação foi realizada e o contrato firmado em apenas 100 dias. Em um cenário de burocracias legais e necessidade de análises técnicas e orçamentárias, a agilidade chama atenção, principalmente por envolver uma contratação de alto valor e impacto direto sobre os cofres públicos.

Em 2023/2024, a antiga gestão municipal chegou a abrir uma licitação para o mesmo serviço. Na época, três atas foram registradas, mas o processo foi analisado pela Comissão de Orçamento e Avaliação de Projetos (COAP), que apontou superfaturamento nos valores apresentados, considerando o contrato desvantajoso para o município. 

O mais alarmante é que os valores atuais contratados são semelhantes aos da licitação anterior, o que levanta o alerta sobre possível prejuízo ao erário e falta de revisão técnica nos custos.

De acordo com especialistas do setor, o custo médio por megawatt instalado em usinas fotovoltaicas vem apresentando tendência de queda.

Os órgãos de controle foram provocados para que os princípios da administração pública, eficiência e economicidade estejam sendo respeitados.

Com informações do blog da heloisa macedo

Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif BANNER_MOBILE_SITE_RN_400x400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Contrato para energia solar em Parnamirim levanta suspeitas"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Styvenson é o maior adversário de Styvenson

  2. 2

    [VIDEO] Jovem executado no RN fez símbolo de facção criminosa

  3. 3

    O fator Ezequiel

  4. 4

    [VÍDEO] As duas caras de Fernando Lucena

  5. 5

    URGENTE: Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

FACEX BANNER MOBILE