Uma nova esperança surge no tratamento do diabetes tipo 2: o orforglipron, um medicamento oral em fase avançada de testes, apresentou resultados bastante animadores no controle da glicemia e na perda de peso. O estudo clínico ACHIEVE-1, conduzido pela farmacêutica Eli Lilly, envolveu 559 pessoas com diabetes tipo 2 e trouxe boas notícias para pacientes e médicos.
O orforglipron pertence à mesma classe do famoso Ozempic e Rybelsus (semaglutida) — os agonistas do receptor de GLP-1. Ele é tomado por via oral, em comprimido e não precisa de jejum
Além disso, a perda de peso foi outro destaque: os pacientes que usaram orforglipron na sua maior dose apresentaram uma redução de peso de 7,8% ao final de 40 semanas.
Esses dados indicam que o orforglipron pode oferecer um controle glicêmico potente com benefício adicional na perda de peso — dois aspectos essenciais no manejo do diabetes tipo 2. E com a vantagem de não precisar de injeções e nem de jejum para tomar o comprimido
Os efeitos colaterais mais comuns observados foram náuseas, diarreia e vômitos, semelhantes aos de outros medicamentos da mesma classe. Em geral, o orforglipron foi bem tolerado e não houve registro de hipoglicemias graves.
Apesar dos bons resultados, é importante lembrar que o orforglipron ainda está em fase de pesquisa e não está disponível nas farmácias. Vamos aguardar a apresentação de maiores detalhes deste estudo e de outras pesquisas com esta medicação ainda este ano e verificar se os bons resultados de segurança e eficácia se mantêm.
Essa serão cenas dos próximos capítulos.
VEJA