Após a executiva nacional do PSDB autorizar nesta semana a negociação de fusão com o Podemos, o partido está conversando com mais duas siglas para a formação de novas alianças: Republicanos e Solidariedade.
O problema é que hoje os tucanos estão numa federação com o Cidadania que só termina depois do prazo de filiação, relatou à coluna uma integrante do Podemos, que acredita ser difícil o acordo com outros partidos.
Com a legenda presidida pela deputada Renata Abreu, seria uma fusão, o que não impediria que isso ocorresse antes das eleições de 2026. Essa negociação, inclusive, já está bem encaminhada. O comando da aliança será compartilhado e em rodízio.
O PSDB tem tentado ganhar sobrevida diante de um cenário ruim para o partido que viu seu espaço diminuir substancialmente nos últimos anos. Segundo um integrante da legenda, a expectativa é de que a sigla receba de 12 a 15 novos deputados e alguns senadores.
A coluna mostrou nesta semana que os partidos de centro-direita têm se movimentado depois da federação formada entre PP e União, agora chamada de União Progressista. Em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, disse que a ideia é ampliar o bloco ainda mais e que uma outra ‘grande’ sigla já está na mira.
VEJA