Uma pipa que enroscou na rede de média tensão foi a causadora do curto circuito e do consequente rompimento de um cabo que atingiu um homem na noite de quarta-feira (2) no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. A vítima eletrocutada foi internada em estado grave. A notícia é do G1 RN.
A causa do acidente foi confirmada nesta quinta-feira (3) pela companhia de energia do Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern, que deu dicas de como evitar problemas em casos de brincadeiras com pipas.
O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (2). O homem de 58 anos de idade e o filho dele, uma criança de 8 anos, sofreram um choque elétrico ao tocarem um cabo de média tensão de energia que estava caído na Rua Antônio Freire Lemos.
O homem foi levado para o pronto-socorro Clóvis Sarnho e chegou à unidade desacordado, sendo internado com suporte de ventilação mecânica. Na manhã desta quinta, o hospital informou que ele seguia em estado grave. Já o menino chegou andando ao hospital e foi liberado em seguida.
A Neoenergia Cosern informou que ofereceu assistência às duas vítimas do acidente. Moradores da região disseram que o fio se partiu após terem ouvido a explosão de um transformador.
Um morador da rua que estava onde o acidente aconteceu disse que alertou sobre o perigo a quem passava pelo local, inclusive às vítimas. O homem teria sido atingido pelo fio no pescoço.
Energia foi desligada temporariamente
A Cosern informou que o acidente aconteceu por volta das 18h30 da quarta (2). Segundo a Cosern, 1.367 unidades consumidoras tiveram a energia desligada para realização dos serviços de substituição do cabo na região. A medida foi tomada por segurança. Às 19h58, 932 unidades consumidoras tiveram o serviço normalizado por meio de manobras e as demais, às 22h43.
Ocorrências de pipas enroscadas no ano
Segundo a Cosern, de janeiro a 10 de junho deste ano, foram registrados 20 casos de pipa que tocaram na rede elétrica e causaram o desligamento da rede. Em um dos casos, 1.780 unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica durante mais de 1h na Zona Norte de Natal.
Os municípios com casos de falta de energia por conta de pipas na rede foram:
Natal - 9 casos;
Mossoró - 3 casos;
Parnamirim - 2 casos;
São Gonçalo do Amarante - 2 casos.
Touros, Grossos, Canguaretama e Macaíba - 1 caso