Rosas di Maria 2
WhatsApp Image 2025-08-14 at 13.55.21.jpeg
cidades

Decisão judicial garante desbloqueio de leitos de UTI e plano de ação para o Hospital Maria Alice Fernandes

A Justiça Federal deferiu, na manhã desta quinta-feira (14), uma decisão favorável à ação conjunta movida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), Defensoria Pública do Estado do RN e o Ministério Público do RN. A decisão determina que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) adote medidas urgentes para garantir o pleno funcionamento do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes.

A magistrada Gisele Maria da Silva Araújo Leite determinou que a SESAP:

•          Desbloqueie todos os leitos de UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Maria Alice em até 48 horas. Essa medida visa restabelecer de imediato a capacidade de atendimento da unidade, que é referência no Estado.

•          Apresente, em 30 dias, um plano de ação detalhado para a manutenção integral e ininterrupta dos serviços na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O plano deve incluir a comprovação do fornecimento de todos os medicamentos e materiais necessários para o funcionamento seguro e completo da UTI.

•          Informe-se, também em 48 horas, se os 10 novos leitos de Unidade de UTI Neo (UCINCo) foram efetivamente abertos. Em caso negativo, a SESAP terá 30 dias para apresentar um cronograma concreto para a ativação desses leitos, com a alocação de recursos humanos e materiais.

O CREMERN, que tem atuado ativamente na defesa das condições de trabalho médico e na garantia da assistência à população, celebra a decisão como um passo fundamental para mitigar a crise na saúde infantil do Estado. A ação conjunta é resultado de um acompanhamento contínuo das dificuldades enfrentadas pela unidade e das recorrentes reclamações sobre a falta de leitos e insumos.

A decisão também intima as partes envolvidas a se manifestarem sobre outros pontos cruciais, como a solicitação do Hospital Rio Grande para renovação do contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a substituição da requisição administrativa de servidores do Hospital da Mulher em Mossoró. Além disso, a Justiça questionou a SESAP sobre o interesse na contratação de mais dois leitos de UTI no Hospital Rio Grande para enfrentar as epidemias de gripe e arboviroses.

Para o CREMERN, a decisão judicial reforça a importância da fiscalização e da atuação conjunta entre as instituições para assegurar que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade e em condições adequadas. “O Conselho continuará monitorando de perto o cumprimento das determinações judiciais para garantir que o Hospital Maria Alice Fernandes possa operar com sua capacidade total, atendendo às necessidades de crianças e recém-nascidos aqui do Estado”, garante o Presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome”.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Decisão judicial garante desbloqueio de leitos de UTI e plano de ação para o Hospital Maria Alice Fernandes"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png