Rosas di Maria 2
IMG_2824.jpeg
cidades

RN tem 1 curso de Medicina que sofrerá punição após nota baixa em exame do MEC

Por Hellen Jambor - Jornalista da 96FM

A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) apontou que apenas um curso de Medicina no Rio Grande do Norte ficou entre os que receberam nota baixa e estarão sujeitos a penalidades do Ministério da Educação (MEC).

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (19). Ao todo, 351 cursos foram avaliados em todo o país, e 107 tiveram desempenho considerado insatisfatório, com notas 1 ou 2.

No Rio Grande do Norte, seis cursos de Medicina participaram da avaliação. Cinco deles obtiveram notas consideradas boas ou excelentes. Apenas um curso ficou com conceito 2, faixa que prevê sanções.

Veja as notas dos cursos avaliados no estado:

  • UFRN (Natal) – conceito 5
  • UFRN (Caicó) – conceito 5
  • UFERSA (Mossoró) – conceito 4
  • UERN (Mossoró) – conceito 4
  • Universidade Potiguar – UnP (Natal) – conceito 4
  • Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (Facene/RN) – conceito 2

A Facene/RN, por ter ficado na faixa 2, está entre os cursos que podem sofrer redução de vagas e suspensão de acesso a programas federais, como o Fies. Já as universidades públicas do estado ficaram nas faixas mais altas da avaliação.

Segundo o MEC, as instituições que receberam notas baixas, ainda poderão apresentar defesa administrativa, mas as medidas valem até a divulgação do próximo Enamed, prevista para outubro de 2026.

Para que serve o Enamed

O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC, por meio do Inep, para avaliar a qualidade da formação médica no Brasil. O objetivo, segundo o governo federal, é evitar a expansão de cursos sem estrutura adequada e proteger a população que será atendida por esses futuros profissionais.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a intenção não é “caça às bruxas”, mas melhoria do ensino.

“É um instrumento para que as instituições possam corrigir falhas e oferecer um ensino de qualidade”, disse.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

6 comentários para "RN tem 1 curso de Medicina que sofrerá punição após nota baixa em exame do MEC"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png