O governador Tarcísio de Freitas publicou um pronunciamento em que assinala o encerramento do período eleitoral, assumindo a responsabilidade de liderar a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Embora o papel de contraponto institucional coubesse prioritariamente aos parlamentares do Congresso Nacional, o chefe do Executivo paulista desponta como o provável nome do campo conservador para a disputa da Presidência da República, tendo manifestado disponibilidade para assumir a postulação.
Subsiste a dúvida quanto ao respaldo da família Bolsonaro a esse projeto. Com dois integrantes fora do país e a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, a representação política do clã concentra-se em Michelle Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e Jair Renan.
Os dois primeiros vão para o Senado Federal e último, para a Câmara dos Deputados. Resta observar a articulação entre o Partido Liberal, a oposição e o movimento bolsonarista, ressaltando-se que a direita abrange espectros mais amplos do que o próprio bolsonarismo.