O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou ao SBT News neste domingo (4) que o partido vai disputar o comando do Senado em 2027 e trabalhar pela eleição de Rogério Marinho (PL-RN) para a presidência da Casa. Ele também descartou qualquer possibilidade de acordo com o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para a próxima legislatura.
A notícia é do SBT News. A articulação ocorre após o PL ampliar sua força no Congresso e conquistar uma bancada expressiva no Senado. Valdemar atribuiu o desempenho da legenda à força política do ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que o resultado dá ao partido condições de negociar o comando da Casa com outras siglas.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT,Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung, LG e Roku.
"O Rogério é o que reúne as melhores condições para ser presidente do Senado, é muito preparado. Nós vamos ter o PP do nosso lado, vamos ter o União Brasil, vamos ter o Republicanos. Nós fazemos maioria lá", afirmou o presidente do PL ao ser questionado sobre a candidatura de Rogério Marinho.
Valdemar acrescentou que o resultado da disputa pela Presidência da República deve ter peso nas articulações pelo comando do Senado. Na avaliação dele, o Palácio do Planalto exerce forte influência sobre a escolha do presidente da Casa.
Questionado sobre uma eventual negociação com Alcolumbre em 2027, o presidente do PL afirmou que o nome do atual presidente do Senado está "totalmente descartado". Apesar de já projetar a disputa pelo comando da Casa, o dirigente disse que, neste momento, o foco do partido está no segundo turno da eleição presidencial.
Valdemar afirmou ainda que a legenda pretende participar das negociações pelo comando da Câmara dos Deputados e indicou resistência à recondução de Hugo Motta à presidência da Casa. Segundo as contas apresentadas pelo presidente do PL, o partido elegeu 121 deputados federais, número que ainda pode sofrer alterações por causa do quociente eleitoral.