O ex-presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi preso nesta sexta-feira (6), poucas horas depois de ser destituído do cargo pelo Senado. A prisão foi determinada a pedido de quatro promotores do Ministério Público, que investigam suspeitas de gestão fraudulenta e outros crimes relacionados à quebra do Ueno Bank. A polícia foi até a residência do ex-presidente após a votação.
O impeachment foi aprovado por unanimidade pelos 44 senadores presentes à sessão. Peña havia anunciado sua renúncia na quinta-feira (5), mas o Congresso decidiu manter o julgamento. A destituição impede que ele tenha acesso às garantias previstas para ex-presidentes que deixam o cargo voluntariamente, como uma cadeira vitalícia no Senado.
A crise política começou após a quebra do Ueno Bank, que deixou milhões de clientes sem acesso aos depósitos. Peña foi acionista da instituição até abril de 2025, e o Ministério Público investiga possíveis irregularidades envolvendo o banco e autoridades paraguaias. Com a saída do presidente, o vice Pedro Alliana deverá assumir o governo e cumprir o mandato até agosto de 2028.
Com informações do O Antagonista