Lula manifestou “solidariedade” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o ataque a tiros que interrompeu o jantar de correspondentes da Casa Branca, em Washington, na noite deste sábado (25).
Em publicação nas redes sociais, o petista afirmou:
“Minha solidariedade ao presidente Donald Trump, à primeira-dama Melania Trump e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite. A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger.”
A manifestação de Lula se soma à de outros líderes mundiais que condenaram o episódio.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse estar “chocado” e afirmou estar “aliviado que o Presidente e a Primeira-Dama estão seguros e fortes”. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também afirmou estar “chocado” e disse que “qualquer ataque às instituições democráticas ou à liberdade de imprensa deve ser condenado nos termos mais veementes possíveis”. O presidente da França, Emmanuel Macron, classificou a violência como “inaceitável”, enquanto a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que “nenhum ódio político pode encontrar espaço em nossas democracias”.
O Antagonista