Rosas di Maria 2
Reunião dA Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para ouvir o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo — Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
politica

CCJ do Senado aprova PEC da autonomia financeira do Banco Central com inclusão do Pix na Constituição

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10), em votação simbólica, a proposta de emenda à Constituição que estabelece a autonomia orçamentária, administrativa e financeira do Banco Central. O texto segue agora para votação no plenário da Casa.

A PEC, relatada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), define que o BC passará a ser uma "entidade pública de natureza especial", rejeitando o pedido do governo Lula de manter a autarquia no formato atual. O orçamento da instituição deverá ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional e pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Um dos pontos mais relevantes do texto é a inclusão do Pix na Constituição Federal, fixando que a regulação e operação do sistema de pagamentos compete "exclusivamente ao Banco Central". A medida foi impulsionada pela ameaça recente dos Estados Unidos ao sistema brasileiro de pagamentos instantâneos.

A aprovação ocorre em meio às dificuldades orçamentárias e de pessoal enfrentadas pelo BC, que vem perdendo funcionários para o setor privado por conta das defasagens salariais. Ainda não há data para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), paute o texto em plenário.

O governo Lula se posicionou contra o formato final da proposta, mas não obteve votos suficientes para alterar o parecer do relator. (Fontes: Poder360, Estadão)

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BANNER-DC-CM---626x522px.gif 400x400-Adolescencia.png banner-natal-626x522px.gif Banner_Intercabio_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 626x522px.gif 320 x 100px.png BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "CCJ do Senado aprova PEC da autonomia financeira do Banco Central com inclusão do Pix na Constituição"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VIDEO] Cena forte: Veja momento em que jipe atropela motoclista e moto pega fogo

  2. 2

    Coordenadora do Detran ganha festa de despachantes e transforma aniversário em ato político para Samanda 

  3. 3

    Homem denuncia assédio de colega no trabalho: “Meu pau fica duro”

  4. 4

    [VIDEO] Ezequiel rejeita Fátima e o PT e deve anunciar apoio a pré-candidatura de Álvaro Dias

  5. 5

    Senado pode impor segunda derrota a Lula com rejeição de Benedito Gonçalves para o CNJ

photomobile.jpg