A Prefeitura de Pedra Grande, no litoral norte do RN, anunciou um projeto inovador para buscar saúde e bem estar para a população: o programa Emagrece+.
A iniciativa voltada ao tratamento da obesidade e de doenças associadas, como diabetes, hipertensão e dislipidemias. Dentre outras ações, a ideia é ofertar, gratuitamente, canetas emagrecedoras (tirzepatida) popularmente conhecidas por Mounjaro, para pacientes selecionados e com indicação médica.
O uso da medicação não é a única ação do programa, uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, nutricionista, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta, integram o acompanhamento dos pacientes. O objetivo é promover mudanças de hábitos, melhorar a qualidade de vida dos participantes e controlar doenças relacionadas ao excesso de peso.
A fase inicial do programa contou com a inscrição de 65 candidatos dos quais 20 pacientes foram selecionados, após triagem realizada pela equipe, com prioridade para casos mais graves e comorbidades associadas à obesidade.
O Governo de Pedra Grande destaca que foco do programa não é estético, mas o tratamento de uma doença considerada um dos principais desafios de saúde pública do país.
O uso das canetas são apenas uma das ferramentas dentro de um tratamento muito mais amplo, que inclui reeducação alimentar, acompanhamento médico, incentivo à prática de atividades físicas, acompanhamento nutricional, dentre outras. A aplicação do medicamento é feita pelos profissionais na unidade de saúde, onde ficam armazenados com o acompanhamento dos profissionais.
Para o prefeito Pedro Henrique, o programa atende a uma demanda crescente da população e representa uma iniciativa pioneira na região. Ele ressaltou que o gasto com os participantes terão impacto significativo na saúde, uma vez que através dos resultados, os pacientes deixarão de serem acompanhados em outras demandas de saúde. As aplicações do Mounjaro nos pacientes já foram iniciados.