Rosas di Maria 2
samu
cidades

Denúncia aponta negativa de atendimento do Samu e transporte inadequado de adolescente com traumatismo craniano

Uma denúncia encaminhada por uma moradora de Caicó levanta questionamentos sobre a atuação de uma equipe do Samu RN durante o atendimento e transporte de um adolescente vítima de traumatismo cranioencefálico (TCE).

Segundo o relato, o Samu teria negado o atendimento adequado solicitado para o caso. A denunciante afirma que, apesar de recomendações médicas que indicariam a necessidade de transporte em uma Unidade de Suporte Avançado (USA), o paciente não recebeu o suporte especializado esperado e precisou ser removido em uma  ambulância de suporte básico, considerada inadequado para a gravidade do quadro clínico.

De acordo com a familiar, diante da negativa do serviço em disponibilizar uma unidade compatível com a condição do jovem, foi necessário realizar o deslocamento em condições impróprias para um paciente com suspeita de lesão neurológica grave, o que gerou preocupação quanto aos riscos durante o trajeto e à ausência de acompanhamento especializado.

A denunciante também questiona a condução técnica adotada pela equipe responsável pelo atendimento, apontando o que considera falhas na avaliação do caso e no cumprimento dos protocolos assistenciais recomendados.

O episódio ocorre em meio a discussões que acompanham, desde o início do processo licitatório relacionado ao serviço, a capacidade técnica da empresa declarada vencedora. Conforme documentos e questionamentos apresentados durante a tramitação da licitação, já haviam sido levantadas dúvidas sobre o atendimento aos requisitos de qualificação técnica específica exigidos pelo edital para a execução de serviços considerados de maior complexidade.

Críticos do processo sustentam que os questionamentos foram apresentados ainda na fase de análise das propostas, alertando para uma suposta incompatibilidade entre a experiência comprovada pela empresa e as exigências técnicas previstas no certame. Apesar disso, a empresa acabou sendo declarada vencedora.

Diante da nova denúncia envolvendo o atendimento ao adolescente, incluindo a alegada negativa de atendimento adequado pelo Samu e a necessidade de transporte em veículo considerado inapropriado para o quadro clínico, os questionamentos voltam à tona e reforçam os pedidos por esclarecimentos sobre a estrutura operacional, a qualificação técnica e a observância dos protocolos de atendimento adotados no serviço.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BANNER-DC-CM---626x522px.gif 400x400-Adolescencia.png banner-natal-626x522px.gif Banner_Intercabio_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 626x522px.gif 320 x 100px.png BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Denúncia aponta negativa de atendimento do Samu e transporte inadequado de adolescente com traumatismo craniano"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre empresário Luís Correia de Andrade aos 83 anos

  2. 2

    A crítica de Lula a Moraes em conversa com dois ministros do STF

  3. 3

    The Economist: A BYD está perdendo o seu brilho dentro da China

  4. 4

    Globo tenta manter relevância na Copa contra CazéTV com maior renovação da história

  5. 5

    [VIDEO] Cena forte: Veja momento em que jipe atropela motoclista e moto pega fogo

photomobile.jpg