O ministro Alexandre de Moraes decidiu manter o ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar para evitar o aumento da tensão política e possíveis manifestações a três meses das eleições.
Segundo a coluna de Andreza Matais, no Metrópoles, pessoas próximas ao magistrado afirmaram que apesar de avaliar que Bolsonaro teria dado motivos para retornar ao regime fechado, Moraes optou por preservar o cenário político.
De acordo com interlocutores de Moraes, o ex-presidente demonstrou capacidade de influenciar o processo eleitoral, o que poderia justificar o retorno ao regime fechado.
Ainda segundo a reportagem, outro beneficiado pela decisão foi o banqueiro Daniel Vorcaro, preso na Penitenciária da Papuda. Ele ocupa atualmente a cela que era destinada a Bolsonaro e teria de ser transferido caso o ex-presidente voltasse ao sistema prisional.