Rosas di Maria 2
SUEI3OMHPBGP5FF3OFR7OCS4TQ.avif
politica

Estudo revela câncer contagioso em peixes de água doce

Um estudo publicado nesta quarta-feira (22) na revista científica Nature identificou o primeiro caso conhecido de câncer transmissível em peixes de água doce. A pesquisa revelou que um melanoma encontrado em bagres-da-cabeça-marrom (brown bullhead catfish) não surge de forma independente em cada animal, mas é transmitido por células cancerígenas que passam de um peixe para outro.

A notícia é do R7. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Vermont após anos investigando manchas e nódulos escuros observados desde 2012 em peixes do Lago Memphremagog, na divisa entre Canadá e Estados Unidos. Atualmente, cerca de um terço dos bagres que vivem no local apresenta as lesões, que inicialmente levantaram suspeitas de contaminação ambiental ou infecção por vírus.

Ao comparar o DNA dos tumores com o dos peixes infectados, a equipe constatou que as células cancerígenas eram geneticamente mais parecidas entre si do que com os próprios hospedeiros. Segundo os pesquisadores, essa é a principal evidência de que o câncer é clonal e transmissível, ou seja, as próprias células do tumor funcionam como um agente infeccioso, semelhante a um parasita.

A pesquisa é liderada por Julie Dragon, do Centro de Câncer da Universidade de Vermont, e por Mark Henderson, da Escola Rubenstein de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Segundo Dragon, apenas outros três tipos de câncer transmissível haviam sido identificados na natureza: em cães, nos diabos-da-tasmânia e em moluscos bivalves, como mexilhões e mariscos. Este é o primeiro registro do fenômeno em um peixe e também em uma espécie de água doce.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Estudo revela câncer contagioso em peixes de água doce"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VÍDEO] O motivo de ter votado em Álvaro Dias e o que estranhei em sua campanha

  2. 2

    Veja quem são os deputados estaduais eleitos no RN

  3. 3

    Veja quem são os deputados federais eleitos no RN

  4. 4

    [VÍDEO] O perigo do Datafolha e o recado do povo ao STF

  5. 5

    [VÍDEO] Mais um roubo inusitado em Natal

360x96 Campanha facex.png