Rosas di Maria 2
donald trump | poder 360
internacional

Brasil recorre à OMC contra tarifaço de Trump, mas medida tem efeito prático limitado

O governo brasileiro acionou a Organização Mundial do Comércio contra o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos nacionais.

Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores, divulgada pela CBN em 28 de julho, o Itamaraty classificou as sobretaxas de até 37,5% como arbitrárias e incompatíveis com as regras do comércio internacional. O pedido de consultas foi protocolado na segunda-feira, 27 de julho, no sistema de solução de controvérsias da OMC.

As medidas combinam duas tarifas. A primeira, de 25%, resulta de investigação específica sobre práticas comerciais brasileiras, incluindo o Pix, tarifas preferenciais e legislação anticorrupção. A segunda, de 12,5%, foi aplicada a 60 economias sob alegação de falhas na fiscalização de produtos ligados a trabalho forçado.

O acionamento marca a primeira etapa formal da disputa. Especialistas ponderam que a medida tem alcance prático limitado, já que o Órgão de Apelação da OMC está paralisado desde 2019, o que impede a imposição obrigatória de sanções em caso de fracasso nas negociações bilaterais.

Entre as respostas possíveis do Brasil está a aplicação da Lei da Reciprocidade, aprovada pelo Congresso no ano passado. A legislação facilita a adoção de medidas comerciais equivalentes contra o país que impuser tarifas consideradas injustas.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 580X400_BANNER.gif 320 x 100px.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Brasil recorre à OMC contra tarifaço de Trump, mas medida tem efeito prático limitado"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VIDEO] Prepara-se: Vai sair um vídeo de Flávio traindo a esposa, antecipa deputado

  2. 2

    Água e óleo na convenção do PT

  3. 3

    Hospital Santa Catarina vira “hospital veterinário”

  4. 4

    O nervosismo de Daniel Vorcaro na prisão

  5. 5

    Opinião do Estadão: A equipe econômica perdeu o pudor

BLOG 360X96.png