Uma pesquisa do historiador italiano Fiorenzo Santini revelou que os antepassados de Lionel Messi passaram pelo Brasil antes de se estabelecerem na Argentina. Segundo o estudo, a família desembarcou no Porto de Santos em 20 de setembro de 1899 e viveu no interior de São Paulo antes de seguir para Rosário.
De acordo com a pesquisa, foi no Brasil que ocorreram as primeiras mudanças no sobrenome da família. O tataravô do jogador, Raniero Coccettini, passou a ser registrado como Ramiero Concenttini ao chegar ao país. Anos depois, durante o registro de um dos filhos em Ribeirão Preto, o sobrenome mudou novamente para Cuccittini, forma que seria mantida pelas gerações seguintes até chegar à mãe do craque, Celia María Cuccittini.
A família deixou o Brasil em 1905 e se mudou para Rosário, na Argentina, onde nasceu Lionel Messi. Além da ligação familiar, Santos também faz parte da trajetória esportiva do argentino: ele enfrentou o Santos duas vezes pelo Barcelona, marcou gols nas duas partidas e mantém amizade com Neymar, que em 2026 chegou a presenteá-lo com uma camisa oficial do clube paulista.
Com informações do G1