Rosas di Maria 2
Jair Bolsonaro
politica

Ministros do STF descartam revogação de restrição de visitas a Bolsonaro

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federa) avaliam, reservadamente, não haver chances de Alexandre de Moraes voltar atrás e revogar as restrições de visitas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A defesa de Bolsonaro recorreu na semana passada contra trechos da decisão do ministro que proibiu o ex-presidente de receber visitas com finalidade político-eleitoral e divulgar manifestos políticos até o fim das eleições deste ano.

O recurso pede que o ministro reconsidere a decisão. Caso isso não ocorra, os advogados querem que o agravo regimental, tipo de recurso apresentado, seja julgado pela Primeira Turma do STF – colegiado do qual faz parte o ministro.

O ministro concedeu um prazo de cinco dias para a PGR (Procuradoria-Geral da República) se posicionar sobre restrições a visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A defesa diz que Moraes já havia imposto a Bolsonaro a suspensão do direito de receber visitas por 30 dias, como sanção disciplinar pela divulgação da carta em que o ex-presidente endossou a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência.

Além dessa penalidade, o ministro estabeleceu duas restrições válidas até o fim das eleições de 2026: proibiu visitas com finalidade político-eleitoral e a divulgação de manifestos políticos por qualquer meio, inclusive por terceiros.

Os advogados sustentam que a decisão amplia indevidamente o alcance do artigo 15 da Constituição, que trata da suspensão dos direitos políticos de condenados. Segundo a peça, esse dispositivo se aplica apenas à capacidade eleitoral, o direito de votar ou ser votado, e não pode ser usado como fundamento para restringir a liberdade de expressão.

De acordo com os advogados, a proibição de divulgação de manifestos "por qualquer meio" configura uma forma de censura prévia.

A defesa também alega que a expressão "finalidade político-eleitoral", usada na decisão para vedar visitas, é um conceito sem critérios objetivos que permitam a Bolsonaro saber previamente quais visitas seriam consideradas irregulares.

CNN Brasil

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif Banner_Festa_da_Liberdade_400x400px.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

4 comentários para "Ministros do STF descartam revogação de restrição de visitas a Bolsonaro"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VIDEO] Urgente: Carro da UFRN flagrado carregando material do PT

  2. 2

    Globo se revolta com ausência de Lula em debate

  3. 3

    O milionário Robério Paulino "pula do barco" socialista e vai se abraçar com petistas

  4. 4

    'Cadê nossas noruguesas!?': mensagens revelam intimidade de senador com o 'líder' Vorcaro

  5. 5

    Bolsonaro pede anulação da condenação e cita falas de Moraes no Caso Master

360x96 Campanha facex.png