Rosas di Maria 2
Rueda
politica

MPE se manifesta contra candidatura de Rueda por possível elo com milícias

O MPE (Ministério Público Eleitoral) mudou de posição e pediu ao TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) o indeferimento do registro de candidatura de Antônio Rueda (União Brasil), presidente nacional do partido, para o cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro. A notícia é da CNN Brasil. 

O órgão embasou a tese citando um possível esquema político-territorial que teria elos com milícias na Baixada Fluminense para alavancar eleitores por meio de controle e coerção. O MPE ainda apontou uma conexão estrutural entre Rueda, o candidato a deputado estadual Márcio Canella (União Brasil) e operadores paramilitares na cidade.

A instituição afirma que dois homens com possível envolvimento com o crime organizado — Luiz Eduardo Santos de Araújo, conhecido como Eduardo Araújo, e Fábio Augusto de Oliveira Brasil, chamado de Fabinho Varandão —  divulgaram "ativamente em suas redes sociais peças de propaganda em prol da 'dobradinha' formada por Márcio Canella e Antônio Rueda". As legendas das publicações os chamavam de "meus" e "nossos deputados".

Para o MPE, Rueda teria se "inserido conscientemente no centro dessa estrutura" ao formar uma aliança político-eleitoral e compor uma "dobradinha" de campanha com Canella. A instituição também aponta que o candidato teria se beneficiado "da capacidade de mobilização desses líderes paramilitares perante o eleitorado local".

"A vinculação material de Antônio Rueda a aparatos de coerção paramilitar em Belford Roxo materializa-se diretamente pela atuação ativa de Luiz Eduardo Santos de Araújo, conhecido como 'Eduardo Araújo', na coordenação e promoção de sua campanha. Sustentam que Eduardo é policial militar e ex-vereador de Belford Roxo, condenado criminalmente à pena de 8 anos de reclusão, em regime inicial fechado", explica trecho do documento.

Ainda conforme o MPE, Eduardo Araújo estaria atuando de forma "direta, ostensiva e pública na promoção eleitoral de Antônio Rueda".

Já Varandão — vereador de Belford Roxo que teve o registro de candidatura indeferido por unanimidade no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2024 — realizaria a estrutura e operação da campanha de Rueda.

Varandão é acusado de ser integrante de milícia armada, realizar extorsões violentas e ameaças de morte contra comerciantes. As investigações também apontam que ele exerceria controle bélico e o monopólio de distribuição de internet nos bairros de Belford Roxo.

"Alegam que, à semelhança de Eduardo Araújo, Varandão foi mantido no núcleo de poder político local, sendo nomeado por Canella para o cargo de Secretário Municipal de Esportes e que, atualmente, ele integraria de forma orgânica a base que sustenta, promove e operacionaliza a candidatura de Antônio Rueda, promovendo comícios, reuniões e publicações de propaganda em conjunto com Rueda e Canella na Baixada Fluminense", diz o MPE.

A defesa de Rueda não negou as publicações de Eduardo e Varandão e defendeu que os posts foram feitos por terceiros e, por isso, não seriam de sua responsabilidade. "A defesa aqui exposta é exclusivamente de conduta própria: fatos de terceiros, por graves que sejam, não são imputáveis a quem não os praticou, não os solicitou, não os ajustou e não os utilizou", afirmam os advogados em nota.

"A própria legislação eleitoral estabelece que a responsabilização por propaganda irregular — cuja gravidade nem se compara com inelegibilidade - pressupõe a demonstração de que o candidato tenha sido responsável por sua veiculação ou, ao menos, que dela tivesse prévio conhecimento. Não se admite, portanto, a imposição de sanção fundada exclusivamente em atos praticados por terceiros, sem qualquer elemento concreto que demonstre a ciência, anuência, autorização ou participação do candidato", completa o trecho.

Para o MPE, a defesa "reverte-se de manifesta puerilidade e inconsistência jurídica". "Verdadeiramente, não se está diante da opinião privada ou despretensiosa de cidadãos comuns, mas da atuação eleitoral ostensiva de lideranças paramilitares de extrema periculosidade, cujas condutas criminosas e poder de coerção sobre a população de Belford Roxo foram judicialmente reconhecidos por esta Justiça Especializada", explica.

A instituição ainda disse que "admitir a homologação desta candidatura significaria chancelar uma intolerável fraude à vedação art. 17, § 4º, da Constituição Federal".

Para o MPE, isso permitiria que agentes possivelmente envolvidos com milícias armadas continuassem exercendo "a coerção territorial para alavancar a eleição de terceiros na Baixada Fluminense".

A CNN Brasil também tentou contato com Canella para um posicionamento, mas não localizou as defesas de Eduardo e Varandão. O espaço segue aberto.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif Banner_Festa_da_Liberdade_400x400px.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "MPE se manifesta contra candidatura de Rueda por possível elo com milícias"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VIDEO] Vaza vídeo íntimo de Antonio Rueda, presidente do União Brasil, traindo esposa e amante

  2. 2

    [VÍDEO] Urgente: Irmão da prefeita de Doutor Severiano é morto a tiros durante movimentação política na Vila Nogueira

  3. 3

    [VIDEO] Flávio Bolsonaro desembarca em Natal e é recebido por multidão no aeroporto

  4. 4

    [VÍDEO] Os voos de Moraes no jato de Vorcaro

  5. 5

    A luz está cada vez mais vermelha na campanha de Lula

360x96 Campanha facex.png