Rosas di Maria 2
Edson Fachin, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal)  • Pedro França/CNJ
cidades

Em meio ao Caso Master, Fachin defende transparência em precatórios

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edson Fachin, anunciou na manhã desta terça-feira (29/9) a preparação de novas regras para a cessão de precatórios e de um portal nacional para rastrear essas operações.

A fala ocorre em meio às apurações sobre precatórios ligados ao Banco Master, do empresário Daniel Vorcaro.

Segundo Fachin, a regulamentação das cessões está sendo elaborada pelo CNJ em conjunto com o Banco Central (BC).

“Queremos conferir segurança, transparência e rastreabilidade a um mercado que movimenta direitos. Um precatório não é apenas um número inscrito em orçamento. É uma dívida reconhecida pelo Estado e um direito que alguém espera ver cumprido”, diz Fachin.

O ministro prossegue: “Portanto, estamos construindo, passo a passo, uma verdadeira política nacional de tratamento adequado dos precatórios, apoiada em regulação, tecnologia, dados e transparência. O compromisso é simples: fazer com que o Estado que reconhece uma dívida seja também capaz de organizar, com segurança e eficiência, o caminho para pagá-la”.

Segundo Fachin, o corregedor nacional de Justiça, Benedito Gonçalves, tem fiscalizado pagamentos irregulares de precatórios. O presidente do CNJ também elogiou a atuação da conselheira Andrea Esmeraldo e da juíza Paula Navarro no tema.

Precatórios
A medida ocorre após o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhar ofícios ao próprio Fachin e ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, propondo pente-fino na expedição de precatórios.

Os documentos são de segunda-feira (28/9) e citam as investigações sobre o Banco Master. O decano defende que a Corregedoria Nacional de Justiça faça uma fiscalização extraordinária em todos os tribunais regionais federais, sobretudo no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A fiscalização, segundo Gilmar, deve se concentrar nos precatórios do setor sucroalcooleiro e nos créditos ligados à revisão da tabela do SUS. O ministro afirma que valores inflados e precatórios expedidos antes do trânsito em julgado continuam a se acumular.

“As investigações sobre o Banco Master revelaram um modelo de negócios parasitário, que drenava recursos públicos e a poupança de milhares de investidores. Créditos judiciais contra a União eram adquiridos com grande desconto, contabilizados por valores muito superiores e usados como lastro para captar recursos no mercado”, diz Gilmar.

Gilmar cita um contrato localizado no celular do banqueiro Daniel Vorcaro entre o Master e o escritório de advocacia da esposa do desembargador Newton Ramos, do TRF-1, para atuar em processos relacionados a precatórios. Os honorários poderiam chegar a R$ 427 milhões.

Metrópoles

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif Banner_Festa_da_Liberdade_400x400px.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Em meio ao Caso Master, Fachin defende transparência em precatórios"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Lula faz o ‘diabo’ para vencer e pode perder, diz jornalista do Globo

  2. 2

    Novo imposto sobre carros começa em 2027, mas ninguém sabe quanto custará

  3. 3

    [VÍDEO] Zezo desce o pau em Lula, Gilmar e Moraes

  4. 4

    [VÍDEO] Nikolas Ferreira diz que Lula vai liberar bets depois das eleições

  5. 5

    Pesquisa IP Sensus: Álvaro cresce e se aproxima do 1º lugar

360x96 Campanha facex.png