Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (15) para desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual e internacional cumpre mandados no Espírito Santo e em outros três estados.
De acordo com as investigações, o grupo agia como “prestador de serviços” de lavagem de capitais para outras organizações criminosas e movimentou mais de R$ 800 milhões.
Em território capixaba, a Operação Piànjú ocorre de forma simultânea nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Também há alvos em São Paulo (capital, Santos e Jaguariúna), Ceará (Fortaleza) e Alagoas (Maceió).
Ao todo, foram expedidos mais de 120 mandados judiciais, sendo:
18 mandados de prisão preventiva
5 mandados de prisão temporária
30 mandados de busca e apreensão
23 sequestros de embarcações
43 ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias e
2 ordens judiciais de suspensão de atividades econômicas.
Entre as ordens de busca e apreensão encontram-se 12 imóveis, três veículos de luxo (Porsche Panamera, Maserati Granturismo S e Mercedes Benz GLA200FF), 12 motos aquáticas e 11 embarcações.
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPES), que também participa da operação, o grupo criminoso atuava de forma estruturada com a finalidade de praticar diversos crimes, como lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e particulares, inserção de dados falsos em sistemas informatizados, falsidade ideológica, estelionato e falsa comunicação de crime.
Fonte: G1.