Alcolumbre estuda votar na semana que vem MP que muda nomeação de reitores
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avalia colocar em votação na próxima semana no Congresso a medida provisória editada pelo governo nesta quarta-feira (10) que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a nomear reitores para universidades e institutos federais durante a pandemia do coronavírus sem consulta prévia à comunidade acadêmica.
Segundo aliados de Alcolumbre, nesta quarta houve um movimento forte de senadores pela devolução do MP ao governo. O presidente do Senado tem avaliado, no entanto, que o ato seria uma medida muito drástica.
Neste cenário, Alcolumbre passou a articular a análise da medida e pensar em caminhos para abrir uma sessão virtual do Congresso. Há, inclusiva, uma sessão marcada para a próxima quarta-feira (17).
A aliados, Alcolumbre tem dito que a medida tem um peso político muito grande e que o Congresso não pode dar aval a um ato de tamanha magnitude para Weintraub. O entendimento do presidente é o de que o plenário é soberano e, com a derrubada da medida, o Congresso dará seu recado de forma menos extremada.
CNN Brasil
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!