A diretoria da Unimed soltou um comunicado ontem informando que vai voltar a cobrar pro rata dos cooperados no valar de 20% da produtividade.
Segue comunicado:
"*COMUNICADO AOS MÉDICOS COOPERADOS*
Prezados Cooperados,
A Diretoria Executiva e o Conselho de Administração da Unimed Natal, informam que, após uma criteriosa análise da situação econômico-financeira da cooperativa, será *aplicado um Pro Rata de 20%* sobre a produção médica referente ao mês de abril de 2025.
Essa decisão se faz necessária diante de um cenário desafiador, marcado por resultados operacionais negativos no exercício de 2024, que somaram R$ 15,06 milhões, que evidencia a dependência de recursos externos para financiar as operações da cooperativa, o que compromete sua sustentabilidade no longo prazo.
Além disso, houve uma elevação significativa nos custos assistenciais e na *PEONA* (Provisão de Eventos Ocorridos e Não Avisados), bem como o acúmulo de dívidas com prestadores, fatores que impactam diretamente o fluxo de caixa e reforçam a necessidade de medidas de ajuste.
Sendo o Pro Rata uma ferramenta para ser utilizada em momentos de desequilíbrio financeiro, com o objetivo de garantir a equidade entre os cooperados e preservar a sustentabilidade da cooperativa. A medida é temporária e será constantemente reavaliada com total transparência.
Reforçamos nosso compromisso com a valorização dos cooperados e com a superação rápida e eficiente desse cenário.
Convidamos todos a participar de uma reunião presencial para detalhamento dessas informações na próxima *terça-feira, 20 de maio de 2025, às 19h,* no auditório da sede da Associação Médica do Rio Grande do Norte.
Contamos com a compreensão e o apoio de todos neste momento de adequações necessárias. Seguimos juntos na construção de uma Unimed Natal mais forte e sustentável".
Já dizia Fátima Bezerra, o melhor vai começar.