Rosas di Maria 2
Lula se mostra pessimista e prevê semana de derrotas no Congresso hugo motta alcolumbre
politica

Urgente: Lula não deve sancionar aumento de deputados e avalia jogar desgaste para Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve evitar a sanção do projeto de lei aprovado pelo Congresso, que amplia o número de deputados federais de 513 para 531 - aumentando, inclusive, a bancada do RN. Segundo reportagem de Victoria Azevedo e Catia Seabra, da Folha de S.Paulo, Lula avalia duas alternativas: não se manifestar (para que o próprio Congresso promulgue o texto) ou vetar a proposta, o que seria visto como uma resposta clara à crescente tensão entre o Planalto e o Legislativo, especialmente após a derrubada do decreto que reduzia o IOF.

Integrantes do governo afirmam que o veto ainda está em análise, mas há uma ala que aconselha Lula a evitar esse confronto direto. Isso porque o projeto, considerado impopular por 76% da população segundo o Datafolha, foi uma iniciativa da Câmara, e sua sanção poderia prejudicar ainda mais a imagem do governo, já afetada por baixa popularidade e críticas aos gastos públicos.

O projeto, articulado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi uma resposta à decisão do STF que obrigava a redistribuição proporcional das cadeiras parlamentares com base no Censo de 2022. Para evitar perdas em estados como a Paraíba, a Câmara preferiu criar 18 novas vagas, beneficiando unidades federativas com crescimento populacional, como Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

A medida tem impacto estimado de R$ 65 milhões por ano e foi aprovada com resistência até mesmo entre parlamentares. Caso Lula opte por não sancionar nem vetar, caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), promulgar a proposta. Segundo a Folha, o Planalto ainda avalia os desdobramentos políticos antes de tomar uma decisão definitiva.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "Urgente: Lula não deve sancionar aumento de deputados e avalia jogar desgaste para Congresso"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    URGENTE: PF e Receita Federal “visitam” tabacaria e loja de conveniência em Ponta Negra

  2. 2

    Escândalo no aluguel de Chromebooks mancha a terrível administração de Fátima Bezerra

  3. 3

    Mais um escândalo no governo Fátima Bezerra

  4. 4

    A decadência da TV aberta atinge as emissoras locais

  5. 5

    [VÍDEO] Alerta: Rio enche em Canguaretama, invade pista e há risco de enchente

banner-facex-mobile.png