A coluna de Bela Megale, do Globo, apontou um cenário em que o PL acredita que pode fazer Lula desistir da Presidência. Segue o texto:
"Lula vem reforçando o discurso de que será candidato à reeleição e que vai ser o primeiro presidente eleito quatro vezes no Brasil. O PL, de Jair Bolsonaro, avalia, no entanto, que existiria um cenário capaz de tirar o petista da disputa.
No grupo do ex-presidente, a candidatura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-PB) ao Palácio do Planalto é vista como o único caminho com potencial fazer com que Lula desista da corrida pela presidência em 2026.
Integrantes do governo relataram à coluna que não veem hoje disposição do petista para desistir da reeleição contra qualquer nome da direita. Eles também colocam dúvidas sobre a possibilidade de Tarcísio concorrer ao Palácio do Planalto. Os próprios ministros de Lula consideram a reeleição dele sacramentada ao governo de São Paulo e avaliam que seria um erro Tarcísio entrar numa disputa contra Lula. Para eles, a derrota para o presidente, que tenta a reeleição, poderia “enterrar” o futuro político do pupilo de Jair Bolsonaro.
Já os bolsonaristas acreditam que, se Tarcísio se lançar, terá apoio dos demais governadores de direita que hoje trabalham para se cacifar como presidenciáveis, como Ratinho Júnior, do Paraná, Romeu Zema, de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado, de Goiás. No PL existe a expectativa de que, mesmo todos eles sendo de siglas distintas, abrirão mão de concorrer contra o governador de São Paulo e até integrarão sua campanha.
O cenário traçado, inclusive, é que alguns deles façam parte de uma eventual gestão de Tarcísio como ministros, caso ele seja eleito.
No PL, a avaliação é que, se houver uma apoio em massa em torno de Tarcísio, tanto de partidos do centrão como dos governadores, Lula pensaria duas vezes antes de arriscar ser derrotado na última vez que concorrerá à Presidência."