Governo envia ao TSE lista de militares que fiscalizarão eleições

29/06/2022 às 18:35


O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ofício com os nomes dos técnicos militares que representarão as Forças Armadas como entidades fiscalizadoras nas eleições.

Ao todo, 10 pessoas, sendo quatro do Exército, três da Aeronáutica e três da Marinha, vão compor o grupo. O chefe da equipe será o coronel do Exército Marcelo Nogueira de Sousa.

Em meio aos conflitos das Forças Armadas com o TSE, o ministro da Defesa foi cortês no documento endereçado ao presidente da Corte eleitoral, ministro Edson Fachin:

“Aproveito a oportunidade para agradecer a Vossa Excelência pelas manifestações de apreço e de consideração, bem como renovo a permanente interlocução deste Ministério com a Corte Eleitoral, tendo como maior propósito contribuir para fortalecer o processo eleitoral brasileiro”, afirmou.

Veja a equipe das Forças Armadas que vai compor o grupo de fiscalização das urnas eletrônicas:

– Coronel Marcelo Nogueira de Sousa (Exército) – Chefe da Equipe;
– Coronel Wagner Oliveira da Silva (Força Aérea);
– Coronel Ricardo Sant’ana (Exército);
– Capitão de Fragata Marcus Rogers Cavalcante (Marinha);
– Capitão de Fragata Hélio Mendes Salmon (Marinha);
– Capitão de Fragata Vilc Queupe Rufino (Marinha);
– Tenente-Coronel Rafael Salema Marques (Força Aérea);
– Major Renato Vargas Monteiro (Exército);
– Major Márcio Antônio Amite (Exército); e
– Capitão Heitor Albuquerque Vieira (Força Aérea)

“Prestígio”
No início deste mês, Nogueira chegou a afirmar que as Forças Armadas não se sentiam “devidamente prestigiadas” por seu trabalho no grupo de transparência das eleições criado pelo tribunal.

“Até o momento, reitero, as Forças Armadas não se sentem devidamente prestigiadas por atenderem ao honroso convite do TSE para integrar a CTE”, assinalou Nogueira em ofício.

Em 20 de junho, o ministro da Defesa enviou ofício para o ministro Edson Fachin no qual pediu uma reunião exclusiva entre técnicos das Forças Armadas e da Corte Eleitoral para tratar da parte operacional eleições.

Na ocasião, Nogueira também solicitou a indicação de um servidor da Corte para servir como “ponto de contato” para os técnicos militares que farão parte da fiscalização das urnas eletrônicas durante as eleições deste ano. E, nesta quarta-feira, os nomes que participarão do grupo chegaram ao TSE.

Metrópoles

4 respostas para “Governo envia ao TSE lista de militares que fiscalizarão eleições”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
banners_footer Mais cabelo Março 2024 Mais cabelo Março 2024