Bolsonaro acusa Fachin de ter colocado Lula para fora da cadeia para ser presidente

27/05/2022 às 21:29


O presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou, nesta sexta-feira (27), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que ele retorne ao Palácio do Planalto.

“A gente sabe a vida pregressa dele [Fachin], foi um militante de esquerda, advogado do MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra], isso é verdade, não fake news. Temos até vídeo dele falando isso. E ele colocou o Lula para fora. Agora, colocou para fora só para vê-lo livre? Porque, segundo o STF, o Lula é elegível. Então ele disputa as eleições”, afirmou Bolsonaro.

“O que a gente entende do lado de cá é que ninguém vai botar o cara para fora com condenações grandes em três instâncias, para ficar passeando por aí com sua namorada, noiva, e agora sua jovem esposa. Colocou para fora, no meu entendimento, para ser o presidente da República. E deixo claro: quem é atualmente o presidente do TSE? O senhor Edson Fachin”, continuou.

O ex-juiz Sergio Moro foi o responsável pela sentença que condenou Lula, em 2017, a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relativo ao processo que investigou a compra e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá (SP).

Entretanto, a sentença foi anulada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), por entender que os casos não deveriam ter tramitado na Justiça Federal do Paraná, responsável por julgamentos da operação Lava Jato. A decisão foi acatada pelo plenário da Suprema Corte, em abril do ano passado, por 8 votos a 3. O ex-juiz também foi considerado parcial no caso por 7 votos a 4.

Críticas a Alexandre de Moraes
Jair Bolsonaro alegou que virou alvo de um inquérito do STF, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, apenas por ler uma notícia. O presidente se referia a uma fala feita em 3 de dezembro do ano passado, em que faz uma associação sobre a vacina contra Covid-19 com o risco de contrair o vírus HIV e desenvolver Aids.

“Até eu como presidente, ao ler matérias de jornais, quando aquela história da vacina e Aids, que foi da revista Exame, o nosso querido Alexandre de Moraes abriu inquérito contra mim. Fake News do Bolsonaro, quem toma vacina está propenso a contrair Aids. Não é matéria minha, eu li na revista Exame e, mesmo assim, estou sendo processado pelo senhor ministro Alexandre de Moraes”, proclamou.

Ao ler uma reportagem sobre milícias digitais, e uma declaração de Moraes que “os mais importantes vamos pegar”, o chefe do Executivo indica que é o alvo do magistrado e faz um pedido:

“Eu queria que o senhor Alexandre de Moraes, respeitosamente, pegasse uma matéria, plantada no jornal, ou que circula na internet, e dizer que a matéria tem a ver com o deputado, com o presidente Bolsonaro. Mostrasse. E não falasse apenas que temos um gabinete de ódio.”

“O que produz o gabinete do ódio? Me apresente, sr. Alexandre de Moraes, uma matéria do gabinete do ódio”, finaliza.

A CNN entrou em contato com os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes sobre as falas de Bolsonaro – ambos disseram que não irão se manifestar.

CNN Brasil

8 respostas para “Bolsonaro acusa Fachin de ter colocado Lula para fora da cadeia para ser presidente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
banners_footer Mais cabelo Março 2024 Mais cabelo Março 2024