Integrantes do governo e do PT têm feito um diagnóstico similar sobre um fator que estaria influenciando na queda de popularidade de Lula: as viagens internacionais.
Na avaliação de ministros e de lideranças petistas, o brasileiro tem mostrado que quer Lula aqui, rodando o país e tentando resolver problemas da ordem do dia, como a alta da inflação e a segurança pública. Esses temas têm puxado a queda de popularidade do presidente.
Na avaliação desse grupo, a estagnação da queda de Lula mostrada no último Datafolha tem relação com o fato de o petista ter permanecido mais tempo no Brasil.
Nos dois primeiros anos de seu governo, Lula foi para 32 países diferentes. Em 2025, visitou quatro países, sendo eles Uruguai, Japão, Vietnã e Honduras. A única viagem longa, porém, foi para Ásia, onde o presidente trabalhou na aproximação com Mercosul e também na exportação da carne bovina brasileira.
A expectativa dos integrantes do governo é que Lula diminua as incursões para fora do Brasil. O presidente, no entanto, tem cerca de dez viagens internacionais no cronograma deste ano, segundo integrantes do Itamaraty.
Bela Megale - O Globo