A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, comparou a possibilidade de regulamentação das redes sociais no Brasil nos moldes da China, em que as pessoas podem ser até presas por desobedecer a regras. O comentário foi feito durante uma entrevista ao podcast “Se ela não sabe, quem sabe”, da Folha de S. Paulo.
A notícia é da CNN Brasil. A fala da primeira-dama ocorre uma semana após ela ter “reclamado” ao presidente chinês, Xi Jinping, dos algoritmos do TikTok — rede social chinesa. Durante a entrevista, Janja negou que tenha quebrado o protocolo durante jantar oficial em Pequim. O momento teria causado constrangimento entre integrantes da comitiva brasileira e despertado críticas de aliados do governo.
“Eu falei um pouquinho dessa questão de como o algoritmo entrega para fora da China e não teve nenhum mal-estar no momento. O presidente Xi falou, inclusive, que eles também têm problemas dentro da China, apesar de ter uma regulação muito forte”, disse.
Nesta semana, a primeira-dama já havia causado polêmica ao falar sobre a pergunta feita com relação ao TikTok, que é da China. Relembre no vídeo abaixo:
Segundo Janja, na China, crianças menores de idade só podem usar telas a partir de 11 anos com horário específico e não podem ter rede social. “Tem toda uma regulamentação e, se não seguir a regra, tem prisão. Por que é tão difícil a gente falar disso aqui? Não é uma questão de liberdade e de expressão, a gente está falando de vida e de crianças e adolescentes”, completou.
A primeira-dama também afirmou ter se arrependido da ofensa feita ao empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), durante o G20 Social, no fim do ano passado. No evento, ela usou a expressão “fuck you” para ao se referir a Musk.