Os Estados Unidos e o Irã concordaram em parar de atacar um ao outro , segundo altos funcionários de Washington citados pela mídia norte-americana, e planejam se reunir na terça-feira no Catar para resolver sua disputa pelo Estreito de Ormuz.
Os dois países têm trocado ataques nos últimos dias, apesar de terem chegado, em 17 de junho, a um frágil memorando de entendimento que visa pôr fim ao conflito. A guerra começou no final de fevereiro e interrompeu o tráfego por essa importante rota marítima.
“Decidimos cessar toda atividade cinética”, disse um alto funcionário dos Estados Unidos ao veículo Axios no domingo, usando o termo militar para se referir aos ataques.
Um segundo funcionário disse ao Axios que ambas as partes se absterão “por enquanto” e que “os navios podem circular livremente” enquanto as negociações continuam.
Nos termos do acordo, Teerã se comprometeu a permitir a passagem segura de navios comerciais pelo Estreito de Ormuz. Por sua vez, Washington concordou em suspender o bloqueio aos portos iranianos.
Ambas as autoridades e uma terceira fonte com conhecimento do assunto confirmaram a reunião de terça-feira no Catar, afirmou a Axios.
A CNN divulgou comentários semelhantes de um funcionário do governo do presidente Donald Trump, afirmando que ambas as partes “se absterão por enquanto” e que concordaram em se reunir em Doha para dar continuidade às negociações.
O entendimento ocorre após um período de violência iniciado na quinta-feira, 25, em uma escalada das tensões que chegou a ameaçar as negociações destinadas a pôr fim à guerra.
Estadão