Sem muito alarde e longe dos holofotes, o prefeito Paulinho Freire vem promovendo uma verdadeira transformação na forma como o natalense acessa os serviços públicos.
A grande ferramenta dessa mudança é a Estela, assistente virtual com inteligência artificial da Prefeitura. Na saúde, centenas de consultas da atenção básica já são agendadas diariamente, facilitando a vida de quem antes precisava enfrentar deslocamentos e burocracia para conseguir atendimento.
Mas a revolução vai muito além da saúde.
Cadastro Único, reclamações no Procon, serviços da STTU, emissão de cartões de estacionamento, iluminação pública, além de demandas de diversas outras secretarias, já fazem parte desse novo modelo de atendimento.
Todos os dias, milhares de natalenses conversam com a Estela para resolver demandas da Prefeitura. Uma tecnologia pioneira no serviço público brasileiro que, aos poucos, está colocando boa parte da Prefeitura literalmente na palma da mão do cidadão.
É o estilo de Paulinho: menos espetáculo e mais entrega. Enquanto muita gente ainda discute inteligência artificial, Natal já está usando a tecnologia para resolver problemas reais da população.