Passada a uma rodada de pesquisas (Ibope, Seta, Perfil e Paraná), tenho algumas observações. A eleição ainda está indefinida se será liqüidada no 1° ou 2° turno, na minha percepção, pelo que vejo nas ruas provavelmente será no 1° turno.
Álvaro Dias mantém grande vantagem, tem suas obras como seu cartão de visitas, o problema é que tem apanhado muito dos adversários. O segundo colocado consolidado nas pesquisas é Kelps Lima, evoluiu bem da eleição passada para essa, demonstra um bom discurso, mas precisa aumentar a credibilidade do que fala. O terceiro colocado é uma surpresa, Sérgio Leocádio, é o candidato mais bem colocado da extrema-direita, herdou o 17 de Bolsonaro. A sua grande desvantagem é que não consegue avançar em questões da cidade. Logo depois vem Hermano Morais, que faz uma campanha sofrível, vai sair muito menor que entrou, ainda não sei como Hermano entrou numa roubada dessa.
Dois candidatos surpreende pelo baixíssimo desempenho, o senador franco-carioca Jean-Paul Prates e Coronel Hélio. Jean-Paul não consegue a transferência dos votos de Fátima e Lula, muito menos teve sucesso em desmontar que é um sujeito popular. Coronel Hélio deve ser o primeiro bolsonarista do RN, é um sujeito gente boa, mas não consegue convencer nem a extrema-direita que é o candidato do presidente, tem perdido votos para Sérgio Leocádio. O programa de Hélio no horário leitoral é sofrível.
Já Coronel Azevedo faz uma boa campanha no horário eleitoral, mas isso até agora não foi capitalizado pelo eleitorado. Fernando Freitas tem o desempenho que era esperado, vai brigar pelas últimas posições.
Impressionante é Afrânio Miranda, sua campanha é totalmente acéfala, conseguiram descaracterizar sua trajetória de sucesso. Ele passa o dia com um porrete na mão dizendo lutar contra a corrupção, seria muito melhor com um tablet da Miranda mostrando o que poderia fazer por Natal.