Ainda não recuperei o gás para apresentar todas as aberrações cometidas na campanha de Natal.
Um exemplo claro é o instituto Seta que fez 4 pesquisas na última semana do 2° turno. Algo inédito, mas que aumenta mais ainda o erro do Instituto que deu vitória a Natália em todas as pesquisas no 2° turno.
A Seta ou é incompetente ou usou de má-fé, com tantas pesquisas em momento algum conseguiu pegar a realidade da eleição de Natal. Uma pesquisa poderia ter erro, poderia até ser culpa de quem foi à campo colher os dados, mas foram pesquisas em série de um Instituto que há anos está no mercado. Sempre prefiro acreditar na incompetência do que na má-fé das pessoas.
O pior, é a tentativa de terceirizar culpa ou a vitimização, o que aconteceu é que a Seta errou muito feio, de forma grotesca. Errou no vencedor e errou na margem de erro. Foi usada como instrumento de campanha da candidata petista Natália Bonavides.
Acho que o proprietário da empresa deixou a paixão política interferir em algo que ele construiu durante anos. Se tem a consciência que tratou a coisa de forma séria e foi boicotado com o erro de algum colaborador, tentar ajeitar internamente. Isso é igual a merda, enquanto mais mexe mais fede.
A Seta foi torta em Natal no ano de 2024. Isso vai ser lembrado daqui a dois anos novamente, esse é o problema de instituto de pesquisa, será preciso mais 2 anos para tentar limpar a reputação, não pode errar ou agir de má-fé de forma tão bizarra.