Rosas di Maria 2
Saúde da mulher com endometriose será tema de debate na Assembleia
politica

Saúde da mulher com endometriose será tema de debate na Assembleia

Cerca de seis milhões de brasileiras são acometidas por endometriose, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, doença que é uma das principais causas de infertilidade feminina. Para tratar do assunto, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) vai realizar uma audiência pública com o tema "A assistência à saúde da mulher com endometriose e seus cuidados". O debate vai acontecer nesta quarta-feira (19), às 14h, no auditório da Assembleia Legislativa.

"A rede pública de saúde não está capacitada para realizar o diagnóstico dessa doença que tem sido cada vez mais comum nas mulheres e que se manifesta ainda na adolescência. A endometriose muitas vezes causa dores intensas que impossibilitam as mulheres de realizar as atividades diárias. Não é uma simples cólica. É preciso um acompanhamento e tratamento adequado que tem sido negligenciado no SUS, então é preciso trazer esses esclarecimentos e informação", argumenta Cristiane.

Médicos especialistas, da ginecologia e obstetrícia, além de radiologistas e profissionais de atendimento multidisciplinar como nutricionistas, fisioterapeutas e psicológos irão participar do debate. Também foram convidados representantes das secretarias estadual e municipal de saúde do Rio Grande do Norte, Defensoria Pública, Ministério Público além de entidades de classe como Cremern, Coren, Sogorn, universidades e sociedade civil organizada.

Sobre a endometriose

A endometriose é uma doença crônica caracterizada pelo crescimento anormal do endométrio (tecido que reveste internamente o útero), e pode atingir outros órgãos da região pélvica como ovários, trompas, bexiga e intestino. 

A principal característica da endometriose é a ocorrência de dores intensas no período menstrual e, em boa parte das mulheres, impossibilita a realização das atividades diárias, sendo indicados para casos cirúrgicos de remoção de focos. 

Geralmente a endometriose só é diagnosticada quando a mulher planeja engravidar, pois está associada aos casos de infertilidade na mulher em idade reprodutiva.

SERVIÇO

O quê? AUDIÊNCIA PÚBLICA: "A Assistência à Saúde da Mulher com Endometriose e Seus Cuidados".

Quando? Quarta-feira, 19 de junho.

Hora? Às 14h.

Onde? Auditório deputado Cortez Pereira - Assembleia Legislativa do RN.

400x400 (2).gif CUIDARE - DEPOIS DO POST orathoria - depois do post Humanas Junho 2024 96 - FM - depois do post

2 comentários para "Saúde da mulher com endometriose será tema de debate na Assembleia"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    CNJ afasta juiz do RN acusado de importunação sexual

  2. 2

    [VIDEO] O escândalo de um dos cientistas mais influentes do mundo tinha relatório contra mim

  3. 3

    Confusão generalizada no jogo do ABC

  4. 4

    As duas Mírians Leitões do Brasil

  5. 5

    Exibição da mordomia de 2 jatos só para Lula geram revolta em Congonhas

Mais cabelo Março 2024