Rosas di Maria 2
bd5b0a36-carmen-lucia.-foto-antonio-augusto-stf.jpeg
politica

STF amplia Lei Maria da Penha para casos sem vínculo doméstico

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que as medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha também podem ser aplicadas em casos de violência de gênero sem vínculo doméstico, familiar ou afetivo entre vítima e agressor. A decisão tomada por unanimidade pelo plenário do Supremo.

A notícia é do STF. Relator do caso, o ministro Edson Fachin afirmou nesta quarta-feira (19) que restringir as medidas protetivas a relações domésticas ou afetivas ignora o caráter estrutural da violência de gênero e contraria compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como a Convenção de Belém do Pará.

Segundo ele, o critério determinante é a motivação do crime, a condição feminina da vítima, e não o tipo de vínculo com o agressor.

"A violência contra a mulher não decorre de conflitos privados, e sim de discriminação sistêmica. Essa perspectiva estrutural foi consolidada nos tratados internacionais de direitos humanos", afirmou.

O julgamento teve repercussão geral reconhecida, o que torna o entendimento de aplicação obrigatória em casos semelhantes em todas as instâncias do país.

 

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif Banner_REFIS_400x400px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "STF amplia Lei Maria da Penha para casos sem vínculo doméstico"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VÍDEO] PF no Centro Administrativo

  2. 2

    Urgente: STF manda juízes devolverem férias que o próprio TJRN pagou

  3. 3

    A nota genérica do governo para viaturas no Centro Administrativo

  4. 4

    Desembargador divulga nota sobre Caso Zaira, após determinar retorno de condenado à Polícia Militar

  5. 5

    Potiguar Isadora Rosado estreia em novela das seis da Globo

BLOG 360X96.png